Setecidades Titulo
Golpe do visto americano é descoberto no Grande ABC
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
21/08/2009 | 08:04
Compartilhar notícia


Policiais civis de São Caetano desmantelaram uma quadrilha que aplicava golpes no Consulado dos Estados Unidos. Cinco pessoas foram indiciadas. Vários documentos falsos, cartões bancários e talões de cheques em nome de diversos titulares também foram apreendidos, além de 17 computadores. As investigações continuam e a polícia acredita que outras vítimas possam aparecer.

Em maio deste ano, duas mulheres - uma de Minas Gerais e outra do Espírito Santo - procuraram a delegacia de São Caetano para relatar que haviam sido vítimas de um golpe. De acordo com o depoimento delas, uma agenciadora prometia conseguir o visto norte-americano mediante pagamento de US$ 5.000 por documento. "Um empresário do ramo de turismo de São Caetano se passava por cônsul e montava o processo para o interessado fazer a entrevista no consulado", explicou o delegado titular do 1º DP de São Caetano, Marco Aurélio Batista.

As vítimas eram orientadas a procurar um escritório de advocacia, que funciona nos Jardins, em São Paulo, para que fossem providenciados os documentos. "Eram emitidos holerites, declarações de Imposto de Renda e comprovante de imóveis falsos. Depois, as pessoas compareciam ao consulado para passar pela entrevista. O passaporte era enviado para o endereço dos advogados e só eram liberados mediante o pagamento", contou Batista.

A farsa só foi descoberta porque uma das mulheres teve o visto negado e não pagou o restante que devia ao advogado. "As vítimas nos procuraram e começamos a investigação. No mesmo dia, apreendemos o kit de documentos falsos no carro do estelionatário que se passava por cônsul no bairro Barcelona", disse o delegado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;