Internacional Titulo
Otan está dividida sobre maneira de aplicar embargo a RFI
Do Diário do Grande ABC
29/04/1999 | 17:07
Compartilhar notícia


Os países da Otan ainda estao divididos sobre a maneira de aplicar o embargo de petróleo decretado contra a República Federal Iugoslava, reconheceram fontes aliadas nesta quinta-feira.

França, Itália e Grécia insistem em que a Otan nao pode abordar e revistar navios de terceiros países em alto mar sem dispor de uma resoluçao do Conselho de Segurança das Naçoes Unidas, e nao cair na ilegalidade internacional.

As autoridades militares da Otan propuseram um regime de ``visita e inspeçao' de nsvios que deverá ser apresentado ao Conselho Atlântico (embaixadores dos estados membros) nos próximos dias, declarou o porta-voz da Otan Jamie Shea.

O embargo do petróleo decidido pelos dirigentes da Otan na cúpula de Washington no último final de semana, foi apoiado segunda-feira passada pelos ministros das relaçoes exteriores da Uniao Européia que se comprometeram a tomar as medidas para sua entrada em vigor o mais tardar na sexta-feira, 30 de abril, ainda que deixaram as questoes relativas a sua implementaçao às autoridades da Otan.

O comandante supremo da Aliança, o general norte-americano Wesley Clark, estimou ma terça-feira que este sistema de inspeçoes deve ``poder utilizar a ameaça do uso da força' para ser efetivo.

A maior preocupaçao dos países contrários ao uso da força é a perspectiva de criar um incidente com a Rússia, país que nao apoia a decisao de bloquear a RFI e anunciou que continuará suas vendas de cru, apesar de economicamente supor menos de 1% de suas exportaçoes.

Os Estados Unidos encabeçam, por outro lado, os países que acreditam que o embargo é uma necessidade militar para parar de vez a ofensiva das forças sérvias contra a populaçao de origem albanesa em Kosovo.

Ante as dificuldades para reconciliar estas posturas a Otan poderia se contentar com um dispositivo naval de dissuasao, com a esperança de que os armadores cooperam com ela antes de se arriscar a perder a preciosa mercadoria.

O porta-voz da Otan, Jamie Shea, informou nesta quinta-feira que o embargo nao é a ``panacéia' para acabar com o regime do presidente Slobodan Milosevic.

O severo racionamento dos donos de carros em Belgrado, cujo direito à gasolina se reduziu de 40 a 20 litros por mês, ``o que nao os permite ir muito longe', é o exemplo, disse Jamie Shea.

No campo militar as coisas podem ser diferentes. Até agora, os ataques aéreos anularam em 100% a capacidade de refinar petróleo na Iugoslávia, mas somente destruíram um terço das reservas militares do exército, reconheceu esta semana o general Clark.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;