Internacional Titulo
Presidente croata é impedido de governar
Do Diário do Grande ABC
26/11/1999 | 13:57
Compartilhar notícia


O Tribunal Constitucional da Croácia declarou, nesta sexta-feira, o presidente Franjo Tudjman temporariamente incapacitado para governar. A decisao do tribunal transfere o poder de Tudjman para o presidente do Parlamento, Vlatko Pavletic, que pertence ao partido governante.

A corte, de 11 membros, aceitou por unanimidade a recomendaçao do gabinete, que ontem havia solicitado a transferência de poderes porque o presidente nao pode executar as atividades relativas ao cargo.

Pavletic, 69 anos, ficará como chefe de estado durante um período interino, que pode ser renovado a cada dois meses.

Tudjman, 77 anos, está gravemente doente, internado em uma clínica de Zagreb, depois de ter sido submetido a uma cirurgia intestinal no dia 1º de novembro.

O presidente do tribunal, Jadranko Crnic, disse que um boletim dos médicos do dirigente era suficiente para estabelecer que ele nao está em condiçoes de cumprir sua tarefas.

Embora Pavletic já tenha substituído Tudjman temporariamente, é a primeira vez que a Croácia nao se encontra sob seu comando desde 1991, quando levou o país a se emancipar da Iugoslávia.

Nenhum boletim foi divulgado sobre seu estado de saúde, nesta sexta-feira, mas seus médicos admitiram esta semana que é grave, ainda que nao tenham dado mais detalhes a respeito.

Transferir a Pavletic os poderes presidenciais lhe permitirá convocar novas eleiçoes parlamentares neste sábado, quando termina o prazo para essa medida se a votaçao for marcada para 28 de dezembro, data de preferência do partido de Tudjman, a Uniao Democrática Croata (UDC). O presidente havia optado por 22 de dezembro, mas nao pôde assinar o decreto quando venceu o prazo, no último fim de semana.

O UDC domina a vida política do país, mas seus seguidores estao divididos em diversas facçoes, descritas como doutrinários e moderados, e que somente a autoridade de Tudjman tem mantido sob controle.

Há algum tempo, circulam rumores de que Tudjman sofreria de câncer. Após a operaçao por causa de uma perfuraçao intestinal, o presidente apresentou várias complicaçoes. Um breve comunicado do chefe de sua equipe médica, divulgado quinta-feira, informou que o estado de saúde do presidente "continua sendo difícil, mas está se estabilizando mediante um tratamento intensivo".

Os principais assessores de Tudjman reconheceram esta semana que o presidente luta pela vida e alguns meios de imprensa disseram que está inconsciente a maior parte do tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;