Economia Titulo Imposto
IPVA vai ficar mais barato no Estado de São Paulo

Melhora nas vendas de veículos influencia queda; pagamento começa em 9 de janeiro

Gabriel Russini
Especial para o Diário
01/12/2017 | 07:03
Compartilhar notícia


Quem possui carro, caminhão, ônibus ou motocicleta e mora no Estado de São Paulo tem uma boa notícia. O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vai ficar mais em conta no ano que vem.

A tabela de valores venais, que será utilizada a partir de janeiro, quando se inicia o pagamento, foi publicada pela Secretaria da Fazenda na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas), contratada para a realização da tabela, foi registrada queda nominal de 3,2%, em média, nos preços praticados no varejo. No total, o levantamento contemplou 11.504 diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

Na avaliação do agente fiscal de rendas da diretoria de arrecadação do Estado, Edison Peceguini, a queda nos valores do tributo está relacionada a pequeno reaquecimento das vendas de veículos em todo o Estado. “Com a crise, os preços dos carros novos baixaram, e por uma questão de competitividade, os usados seguiram pelo mesmo caminho”. Ainda segundo Peceguini, fatores como a melhora na renda das pessoas, queda do desemprego e maior concessão de crédito também tiveram influência.

O estudo da Fipe, baseado nos valores de mercado de setembro de 2017, identificou maior queda de preços para caminhões usados, que apresentaram recuo de 7,15%. Logo em seguida, estão os ônibus e micro-ônibus, com redução de 4,17%; utilitários (vans, furgões e afins), com recuo de 4,15%; automóveis, com queda de 3,39% e, por fim, as motocicletas, com redução de 1,79% ante o ano anterior.

A tabela completa do IPVA 2018 pode ser consultada no endereço www.imprensaoficial.com.br, onde estão os valores venais dos veículos.

As alíquotas dos impostos permanecem. Os proprietários de veículos movidos a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal. Os que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás têm alíquota de 3%. Utilitários, ônibus, micro-ônibus e motocicletas recolhem 2% e, caminhões, 1,5%. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entre janeiro e outubro a comercialização de usados cresceu 8,98% ante 2016, passando de 8,41 milhões para 9,16 milhões de unidades. O pagamento começa em 9 de janeiro.

EXTREMOS - O maior valor do IPVA no Estado é do modelo Ferrari F12, de 2016, com custo de R$ 159,2 mil. Por outro lado, o menor valor é da motocicleta Brandy/Hero Stream 50, de 1999, de R$ 10,44. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;