Setecidades Titulo Reajuste de mensalidade

Alunos desocupam Fafil e tomam reitoria da Fundação Santo André

Instituição conseguiu desocupação do prédio por meio de reintegração de posse

Do Diário OnLine
24/11/2017 | 18:59
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC
Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Após a Fundação Santo André conseguir, com a presença de oficial de Justiça, a reintegração de posse do prédio da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), que estava sendo ocupado pelos estudantes desde o dia 14, os alunos tomaram o prédio da reitoria na tarde desta sexta-feira. Membros da reitoria da instituição estiveram presentes no 4º DP (Bairro Jardim) da cidade, no início da noite, onde elaboraram um boletim de ocorrência com o objetivo de se resguadar caso algum tipo de dano seja encontrado na Casa Amarela - local onde fica a reitoria - que é tombado pelo CONDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e PAisagístico de Santo André) desde 2011.

Segundo a pró-reitora de planejamento e administração, Verenice Garcia Abdulmacih, a direção da Fundação estuda pedir, também, reintegração de posse do imóvel histórico que está ocupado pelos alunos. "Provavelmente na segunda-feira acionaremos nossos advogados para que haja intervenção no local junto à Justiça", relatou.  Ainda segundo a pró-reitora, a diereção tentou de várias formas negociar com estudantes, porém Verenice relatou ter encontrado muita dificuldade. “Tentamos vários acordos com os alunos, mas eles não aceitaram nenhuma proposta. Querem, por exemplo, a rematrícula de inadimplentes e isso a gente não tem como fazer.”

Pela última contagem da líderança do movimento estudantil, cerca de 200 pessoas estão ocupando a sala da direção da Fundação. "Ficaremos aqui por tempo indeterminado. Queremos que nossas demansas sejam atendidas", disse  Herick Alves Costa, 36 anos, aluno do quinto ano de Arquitetura e Urbanismo. Sobre uma possível reintegração no local o estudante disse que esse tem sido o tom de negociação da direção. "A pró-reitora diz que está aberta ao diálogo, mas só pelo fato de pedir reintegração já demonstra que ela não está."

DGABC

Ainda nesta noite houve um ato dos alunos em frente a reitoria para exigir a convocação do Conselho Diretor e do Conselho Universitário, em horário acessível aos estudantes que trabalham, para que seja discutida a revogação do aumento de 6,5% da mensalidade.

A primeira ocupação da Fafil ocorreu no dia 14, antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas os alunos desocuparam o prédio após acordo com a reitoria. Em seguida, voltaram a tomar o lugar alegando que foram “traídos” pelo Conselho Diretor, o qual não votou pela revogação do aumento da mensalidade.

A Fundação Santo André, que mantém cerca de 4 mil alunos e passa por grave crise financeira desde 2008, alega que depende do reajuste para conseguir fechar o ano no azul.

  •  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;