Esportes Titulo
Regras mantêm ordem nos alojamentos
Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
24/07/2011 | 07:32
Compartilhar notícia


Grande vilã dos jogadores de futebol, a concentração atormenta também atletas de esportes olímpicos durante os Jogos Regionais. Os alojamentos estão longe de virar prisões, mas possuem regras comuns que tentam evitar deslizes durante os dez dias de disputas. As refeições, no local, têm hora para serem servidas, assim como os momentos de recolher e de silêncio absoluto.

Vários critérios são adotados no instante de reunir os competidores. Por exemplo, homens ficam separados das mulheres. O grupo de Osasco mantém, inclusive, a comissão técnica dentro do quarto. "Separamos uma sala para cada modalidade e os treinadores dormem junto com os atletas. Exceto quando são de sexo diferente", explica Leonardo David, chefe da delegação osasquense, que está alojada no EE Professor José Augusto de Azevedo Antunes, no bairro Casa Branca.

Outra regra rigorosa é em relação ao horário de recolher e de silêncio absoluto. São Bernardo, que tem uma das maiores delegações dos Regionais com 558 atletas, exige que todos estejam no alojamento, na EE José Calvitti Filho, na Vila Scarpelli, às 22h. "Isso é obrigatório para não perturbar o ambiente. Depois, às 23h apagamos as luzes e exigimos silêncio absoluto", conta o chefe da delegação, Zé Alexandre.

Dentro dos alojamentos, as cidades proporcionam aos atletas mesas de pebolim, de jogos, televisão e outros recursos com o objetivo de entreter os atletas. As cidades com mais recursos dispõem de lavanderia própria para os uniformes, cozinheira e alguns cedem ônibus para que todos possam passear ou acompanhar outros jogos da competição.

São Caetano, que venceu as últimas 12 edições dos Jogos Regionais, também adota algumas regras, principalmente porque a cidade é sempre considerada um exemplo.

"Pedimos que os atletas que estiverem de folga e que forem liberados pelas suas comissões técnicas saiam, mas sem uniforme da cidade. Disciplina é a palavra de ordem no alojamento e sem isso nada funciona", comenta o chefe da delegação de São Caetano, Marcos Siarvi, que está alojada na EE Celso Gama, na vila Assunção.

 

São Caetano conquista título no judô feminino

São Caetano confirmou ontem favoritismo e conquistou o título do judô por equipe feminino da Primeira Divisão dos Regionais. Com time composto por lutadoras como Daniele Yuri e Samanta Soares, integrantes da Seleção Brasileira, além da experiente Ednanci Silva, a cidade deixou Santos para trás e assegurou o título. Santo André ficou em terceiro e São Bernardo em quinto.

Apesar de ser a 17ª vez seguida que disputa os Jogos Regionais, Ednanci Silva, 34 anos, ainda garante sentir frio na barriga e alegria por subir no tatame. "Enquanto me derem a chance de lutar, estarei no judô. Vencer sempre é bom, independentemente da competição. São Caetano tem time bem equilibrado e isso fez a diferença", avalia a judoca.

Entre os homens, os times do Grande ABC não tiveram a mesma sorte. Santos deu o troco e ganhou o título, enquanto São Caetano foi o vice-campeão. Santo André terminou em quinto e São Bernardo na sétima colocação.

Na Segunda Divisão, a cidade da região que se deu bem foi Ribeirão Pires. Entre as mulheres, a equipe terminou em segundo lugar, enquanto que no masculino foi o terceiro. Embu Guaçu foi campeã no feminino e Barueri no masculino.

O judô segue hoje com decisões individuais. As lutas são realizadas na Associação dos Funcionários Públicos de Santo André, no bairro Val Paraíso.

 

Santos domina ciclismo, que terá prova hoje na Perimetral

Santos dominou completamente a prova do ciclismo masculino da Primeira Divisão. Os cinco atletas da equipe andaram sempre na frente na prova de critério por pontos e eliminação, disputada ontem pela manhã, na Avenida Firestone, no centro de Santo André.

No fim, um dos competidores santistas acabou desclassificado e os demais conseguiram classificação em primeiro, segundo, terceiro e quinto lugar. Um ciclista andreense se infiltrou entre os santistas e terminou na quarta posição.

Na prova de ontem, os ciclistas tiveram que dar 55 voltas completas no percurso montado na Avenida Firestone, percorrendo um pouco mais de 46 quilômetros sem parada para descanso.

Hoje, a partir das 8h as bicicletas voltam as ruas para o último dia de atividade na modalidade. A prova será disputada na Avenida Alfredo Fláquer (Perimetral), o que interditará a região pelo menos até o fim da manhã.

 

Organização patina ao divulgar os Jogos Regionais

 

Embora dentro de quadra as competições ocorra na absoluta normalidade, fora dele a organização dos Jogos Regionais de Santo André deixa a desejar. A retaguarda do evento, se mostra indiferente quanto à divulgação de resultados e programação. O reflexo são ginásios cada vez mais vazios.

O site oficial da competição (www.santoandre.sp.gov.br/jogosregionais2011) se limita a publicar o boletim de madrugada, o que é obrigatório, mas durante o dia não traz nenhuma outra informação ao público.

Ao mesmo tempo em que acontece a disputa andreense, ocorrem os Jogos em outras três regiões do Estado: Presidente Prudente, Barra Bonita e Taquaritinga. Nessas sedes, o torcedor tem informações atualizadas minuto a minuto e pode se programar sobre qual jogo pretende assistir por meio da programação.

O agravante é que a Primeira Região, sediada em Santo André, é a mais importante do Estado, pois conta com municípios que, juntos, venceram 52 das 74 edições dos Jogos Abertos do Interior.

A verba destinada pelo Governo Estadual é exatamente a mesma para todas as sedes (R$ 220 mil), sendo que o restante deve ser investido pelo município. Santo André anunciou que iria retirar dos cofres municipais apenas R$120 mil. Certamente, no orçamento a cidade não previu gastos com divulgação, o que não deve achar necessário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;