Internacional Titulo
Vídeo mostra iraquianos sendo agredidos por soldados britânicos
Do Diário OnLine
Com Agências
12/02/2006 | 16:10
Compartilhar notícia


Soldados britânicos, que deveriam ser os responsáveis pela segurança da população do Iraque, são flagrados batendo em jovens civís. As imagens, que foram divulgadas pela imprensa britânica, mostram os soldados agredindo os iraquianos em plena luz do dia, com tapas, chutes e até mesmo golpes de bastão.

O jornal britânico News of the World publicou, na edição deste domingo, as fotos dos abusos em uma matéria que intitula o bando como “grupo brutal de soldados britânicos". O semanário divulgou detalhes das agressões que aconteceram em Basra, no sul do Iraque, no início de 2004. 

As cenas foram filmadas por um cabo que ria e incentivava os oficiais. O vídeo contém 1 minuto de filmagem. Neste intervalo de tempo, os militares britânicos aplicaram 42 golpes contra suas vítimas.

O ministro da Fazenda, Gordon Brown anunciou o inicio de uma investigação sobre o caso: "Se isto for verdade, é um comportamento inaceitável. Os responsáveis serão perseguidos pela justiça", assegurou o ministro durante entrevista para a rede de televisão pública britânica BBC.

O MOD (ministério britânico da Defesa) anunciou no sábado ter ordenado uma "investigação urgente".

"Estamos a par destas acusações muito graves e podemos confirmar que atualmente são objeto de uma investigação urgente por parte da polícia militar", declarou um porta-voz.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;