Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Mostra virtual amplia acesso à Pinacoteca

'

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
02/04/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Basta um clique para conhecer diferentes obras do acervo de um museu. Alternativa para a divulgação da arte, a exposição virtual amplia o acesso do público à documentação iconográfica na medida em que não exige locomoção nem investimento financeiro.

Em sintonia com essa realidade, São Caetano disponibilizará a partir do dia 10, no site da Fundação Pró-Memória (www.fpm.org.br), a montagem 'Abrindo um Acervo', para comemorar os dez anos de fundação da Pinacoteca Municipal (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4221-9008).

A ideia é ampliar o acesso à coleção do equipamento porque muitos desconhecem a existência física da Pinacoteca. "A partir dessa vivência virtual, as pessoas podem ter mais entrosamento com a arte e querer desvendar o espaço", acredita a curadora Mariana Zenaro.

A exposição reúne fotografias de registro que contemplam 20 obras de destaque criadas por diferentes artistas, como João Suzuki, Maty Vitart e Evandro Carlos Jardim. "Temos obras primorosas e as pessoas precisam se dar conta disso", afirma Mariana.

Considerando que boa parte do acervo fica confinada em reserva técnica, realidade comum a vários museus, uma possibilidade oferecida pela mostra virtual é ter contato com obras que não integram montagens físicas e podem eventualmente ser vistas 'in loco'.

Mas atenção: a exposição virtual não substitui a prática de se dirigir a uma exposição tradicional. "Diante de uma obra, você percebe a gradação cromática de uma pintura ou a volumetria de uma escultura", exemplifica a curadora. "As percepções são outras", completa.

DEZ ANOS
Segundo a coordenadora Monica Iafrate, a Pinacoteca abriu espaço em São Caetano para a apreciação da arte, sobretudo, por parte dos estudantes. "Queremos ir além da mediação e oferecer possibilidade de contato com o fazer artístico", afirma.

Além de mostras, o local oferece atividades pedagógicas como visitas monitoradas, oficinas e palestras com artistas. "Se montamos uma exposição de gravuras, queremos que o visitante também tenha a experiência de fazer uma gravura", diz a coordenadora.

Com linha de acervo dedicada à arte contemporânea, a Pinacoteca de São Caetano também possui mostras de outros movimentos artísticos entre as 220 obras catalogadas, que abarcam, principalmente, pinturas e gravuras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;