Setecidades Titulo
Senai abre 450 vagas para cursos ténicos no Grande ABC
Do Diário OnLine
Com Agências
06/04/2005 | 12:49
Compartilhar notícia


O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) abre inscrições, a partir de 11 de abril,  para seis modalidades de cursos técnicos em quatro unidades do Grande ABC. Os cursos são gratuitos, totalizando 450 vagas para os períodos da manhã, tarde, noite e integral.

Em todo o Estado de São Paulo, o processo seletivo contempla 32 escolas da entidade instaladas em 19 municípios, totalizando 2.732 vagas. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

Alunos aprovados no processo seletivo poderão receber bolsa de estudo no valor mensal de R$ 240, mais auxílio refeição e transporte. A bolsa será concedida aos alunos mais carentes que não têm condições econômicas para manterem-se estudando, mesmo em curso totalmente gratuito.

Além das quatro horas diárias de aulas, os bolsistas deverão cumprir mais um turno de quatro horas  para desenvolver atividades de reforço escolar e de aperfeiçoamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso técnico.

O objetivo dos cursos técnicos é proporcionar habilitação em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. Os cursos têm duração mínima de 1,6 mil horas (exceto o de Design de Móveis, cuja duração é de 1,3 mil horas),  incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cédula de identidade original, além de um comprovante de conclusão do Ensino Médio ou documento que ateste estar matriculado em curso que lhe permita concluir o Ensino Médio até a data do início das aulas. A inscrição custa R$ 30.

O Senai não vai aceitar matrículas de candidatos que, embora aprovados no processo seletivo, estejam regularmente matriculados em outros programas oferecidos gratuitamente pela instituição.

Prova - A prova de seleção será realizada no dia 15 de maio e terá 60 questões de múltipla escolha em nível de conclusão do ensino médio. Serão aferidos conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia, também com 20 questões).

Será concedido tempo de 2h30 para a resolução das questões. O gabarito com os resultados estará disponível no site do Senai, a partir das 14h do dia 8 de junho.

As inscrições devem ser feitas de 11 a 26 de abril, nas unidades do Senai (no site está disponíel o endereço de cada escola). Informações pelo telefone: 3333-7511.

Confira os cursos oferecidos nas unidades do Grande ABC:

São Bernardo - Escola Senai Mário Amato: Cerâmica (36 vagas); Plásticos (136 vagas), e Química (102 vagas – manhã, tarde, noite e integral) e Escola Senai Almirante Tamandaré:  Desenho de Projetos (32 vagas – noite)

Santo André - Escola Senai A. Jacob Lafer: Eletroeletrônica (64 vagas – manhã)

São Caetano - Escola Senai Armando de Arruda Pereira: Mecatrônica (80 vagas – manhã e tarde)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;