Política Titulo
Petistas hostilizam José Dirceu em encontro
Do Diário do Grande ABC
08/12/1999 | 14:59
Compartilhar notícia


A luta interna entre as tendências moderada e radical do Partido dos Trabalhadores nao poupou nem mesmo o recém reeleito presidente petista, deputado José Dirceu, que participa em Belém do 2º Encontro pela Humanidade e Contra o Neoliberalismo.

Vaiado e chamado de pelego por um grupo durante sua palestra, nesta terça (7), Dirceu deu o troco, afirmando que tinha um passado de lutas em favor da redemocratizaçao do país. Mais tarde, tentou minimizar o episódio, dizendo aos jornalistas que vaias "fazem parte da democracia".

Um outro grupo do PT, logo em seguida, também vaiou e gritou palavras de ordem contra o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PT), que ameaçou partir para a briga com os rivais petistas. Depois, mais contido, Rodrigues responsabilizou as elites, o governo FHC e os neoliberais pela existência de "30 milhoes de brasileiros que vivem em estado de miséria absoluta".

Na mesa dos debates estavam representantes de partidos de esquerda da França e Espanha, além de guerrilheiros mexicanos e colombianos. "Estamos aqui porque fomos eleitos pelo povo zapatista para participar desse encontro. Essas divergências entre partidos sao naturais", resumiu o guerrilheiro "Abrahao", do Exército Zapatista de Libertaçao Nacional, do México. Ele e a guerrilheira "Luzia" estavam encapuzados na reuniao por "questao de segurança".

O sindicalista e dirigente do Partido Comunista Francês, Jean Pierre Page, o jornalista e professor da Universidade de Havana, Eddy Pérez, além do professor de Filosofia e Ética da Universidade de Campinas, Roberto Romano, criticaram a política imperialista dos Estados Unidos na América Latina, afirmando que ela desrespeita a soberania dos povos do continente, aprofunda a miséria e agrava a dívida externa.

A falta de deliberaçoes no encontro tem criado algumas barreiras, principalmente para alguns representantes de entidades sindicais de trabalhadores de países latino-americanos. Os da Argentina e Uruguai, por exemplo, queriam que fosse criado um bloco continental contra o desemprego e a internacionalizaçao da produçao. Mas foram alertados pelos organizadores do evento de que deveriam limitar-se às discussoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;