Setecidades Titulo
PM realiza megaoperação contra o crime
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
31/10/2009 | 07:15
Compartilhar notícia


Cerca de 450 policiais militares dos sete municípios do Grande ABC passaram a tarde de ontem recebendo treinamento e instruções em uma chácara no Riacho Grande, em São Bernardo. Às 17h30, estavam todos a postos em frente a 145 viaturas e 55 motocicletas estacionadas no Paço Municipal da cidade, que era sobrevoado por dois helicópteros Águia. Era o início da Operação Força Total, prevista para continuar madrugada adentro.

Dali, os policiais se espalharam por 48 regiões. O objetivo da ação é fechar o cerco ao crime organizado, segundo explicou o coronel José Luís Martins Navarro, comandante da Polícia Militar no Grande ABC. "Nosso serviço de inteligência fez o levantamento de onde estão os pontos mais críticos e as áreas mais violentas nos sete municípios. Vamos procurar nesses locais principalmente armas, drogas e indivíduos foragidos da Justiça", afirmou.

Pouco antes das 20h, os policiais de Santo André prenderam quatro acusados de tráfico de drogas na favela Sacadura Cabral. Já na Avenida dos Estados, próximo à divisa com a Capital, outra equipe perseguiu dois suspeitos em uma moto Twister amarela. Durante a abordagem, a dupla deixou cair uma mala no chão, onde foram localizadas uma granada, munições de calibre 9 milímetros e placas de colete à prova de balas.

O coronel Navarro citou os altos índices de roubo para justificar o emprego do efetivo policial. Somando as ocorrências de todas as cidades do Grande ABC, este tipo de crime cresceu 18,4% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. Entre janeiro e junho do ano passado, foram registrados 10.499 roubos. O número subiu para 12.431 em 2009, segundo estatísticas da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). O comandante da Polícia Militar no Grande ABC explica, ainda, que requisitou apoio dos helicópteros para auxiliar na procura por fugitivos.

O combate ao crime organizado não é a única finalidade da Operação Força Total. Bloqueios para realização do teste do bafômetro estavam programados para começar no fim da noite de ontem nas vias de maior circulação. Os endereços das batidas policiais não foram revelados.

AULA COM O CHOQUE
Antes de ir às ruas, os policiais das forças táticas dos seis batalhões da Polícia Militar da região assistiram a palestras feitas por integrantes do Batalhão de Choque, da Capital. Os instrutores falaram sobre policiamento em jogos de futebol, conduta na patrulha em comunidades carentes e controles de manifestações e tumultos. Eles mostraram vídeos e slides de operações anteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;