Nacional Titulo
Unicamp reverte queda de aprovados da escola pública
01/04/2011 | 10:30
Compartilhar notícia


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comemorou ontem os resultados do processo seletivo do ano passado: recorde de inscritos e aumento no número de estudantes da rede pública matriculados. Em 2010, 51.122 alunos se inscreveram no vestibular da Unicamp. Desse total, 14.277 (27%) eram da rede pública. Foram chamados 3.320 candidatos para matrícula em 66 cursos.

Dos aprovados, 1.111 cursaram o ensino médio em escolas públicas, o que equivale a 32% dos matriculados neste ano. O índice está entre os maiores dos últimos anos e reverte a tendência de queda que vinha desde 2009, quando a participação havia caído abaixo de 30%. O maior índice de alunos de escola pública matriculados na Unicamp foi registrado em 2005 - 34,2%.

Segundo o coordenador do vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa, a queda nos anos seguintes ocorreu por causa de fatores como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de estudo para egressos da rede pública em universidades particulares. "As instituições públicas precisam melhorar seu apelo diante desses alunos", disse.

Para Pedrosa, as mudanças feitas no modelo do vestibular da Unicamp em 2010 surtiram efeito no perfil dos aprovados. "A prova foi mais difícil, a queda da média geral mostra isso. Mas vamos analisar profundamente quem são os novos alunos e quais foram suas notas em cada questão." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;