Cultura & Lazer Titulo
Megaevento da música eletrônica começa nesta 5ª, em SP
Do Diário do Grande ABC
01/12/1999 | 17:45
Compartilhar notícia


Dessa vez a música eletrônica vem com o aval da cultura oficial britânica. Novos nomes de um gênero já nao tao novo desembarcam a partir desta quinta-feira em Sao Paulo para o megaevento Batucada Inglesa, que reúne atraçoes alternativas da cena britânica e nacional no Sesc Vila Mariana.

Da Inglaterra vêm quatro atraçoes, mais o jornalista especializado Simon Reynolds e a videomaker Dawn Shadforth. Um dos destaques musicais é o duo do 4Hero, formado pelo DJ Dego e mais Marc Mac (inicialmente era um quarteto, com Iain Bardouille e Gus Lawrence). O grupo é pioneiro nas fusoes do jungle que resultaram no drum'n'bass, antes mesmo de Roni Size e Goldie se lançarem nessa onda.

Agora, música dançável mesmo vem com o orientalizado State of Bengal. É um projeto liderado em Londres por Sam Zaman, músico de Bangladesh radicado no Reino Unido responsável por dois grandes projetos derivados: o Asian Dub Foundation (o dissidente MC Deeder) e o Fun-Da-Mental (com MC Mustaq). Com seu single Elephant Ride, de 1997, eles injetaram o folclore asiático na música dos clubes londrinos, criando uma onda massiva neopsicodélica. Já excursionaram com Bjork.

Já o Rephlex é um selo-projeto de atraçoes relativamente desconhecidas da acid music, mesmo para os insiders. O projeto foi criado por Grant Claridge e Richard James em Cornwall, sudoeste de Londres, em 1991. Eles projetam novos nomes do gênero e revelam as caras que invadirao os clubes nas próximas temporadas.

O Cut la Roc é formado pelos DJs Lee Potter e Ian Thompson, ambos oriundos do hip-hop e suas derivaçoes. Em 1987, foram mordidos pela acid house e pelos breakbeats. Estao em turnê lançando seu último trabalho, um CD ao vivo.

Os debatedores da jornada também têm credenciais. O jornalista Simon Reynolds (que debaterá no sábado com o brasileiro Camilo Rocha "A Música Eletrônica na Virada do Milênio") foi editor-sênior da revista "Spin" em Nova York, escreveu para "Village Voice, The New York Times, The Wire, Uncut, The Guardian, Melody Maker' e outras. Escreveu um livro que é considerado uma referência sobre o universo das raves e da cultura da noite: "Generation Ecstasy: Into the World of Techno and Rave Culture".

A videomaker Dawn Shadforth também é artista plástica, formada pela Universidade de Sheffield. Ela vem como convidada para a mostra paralela de videoclipes do evento, Black Dog, nesta quinta-feira à noite. Ela foi a diretora do vídeo Special, da banda Garbage. Também dirigiu o vídeo do último single do All Seeing I, Walk Like a Phanter, por ter dirigido um filme da mesma banda, The Beat Goes On, ela recebeu prêmios de melhor diretora e melhor ediçao do CAD Awards.

Entre os músicos brasileiros, atençao para Xerxes de Oliveira. Ele acaba de lançar CD pelo selo Trama, sob seu pseudônimo "XRS". É uma sucessao de boas idéias eletrônicas, mais na linha house, começando pela viajante Bom Dia e terminando na explosiva Nitro, cheia de scratches. Xerxes tem participaçoes do soulboy Jorge Paizao e de Marcello Marcky na faixa Só e de Paizao nos vocais de Ao Alcance.

O Grupo Baticum é uma formaçao all stars, Marcos Suzano, Beto Cazes, Jovi e Negreiros, uma seleçao de ouro. Outra fera é o percussionista Djalma Correa, que tem um currículo que começa nas formaçoes históricas da bossa nova.

O jornalista e DJ Camilo Rocha acaba de lançar um CD (também pela Trama) no qual inventaria a breve história das raves em Sao Paulo. Já escreveu sobre dance music em quase todos os jornais brasileiros, na revista Bizz, na extinta General e outras.

O evento Batucada Inglesa está sendo realizado mediante parcerias entre o British Council, a produtora Motor Music (dínamo cultural com sede em Belo Horizonte) e o Sesc Sao Paulo. Segundo peça de divulgaçao do British Council, o departamento de turismo inglês fez uma pesquisa na metade da década no qual concluiu que o circuito dos clubes noturnos de Londres estava entre as principais atraçoes turísticas do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;