Política Titulo
Projeto 'Cidade Limpa' será aplicado em São Caetano
Maurício Klai
Do Diário do Grande ABC
23/10/2009 | 07:34
Compartilhar notícia


São Caetano deve ganhar novo layout a partir de 2010, já que placas de publicidade nas ruas, outdoors, painéis multimídia e outros tipos de propaganda que poluem visualmente a cidade estão com os dias contados. O prefeito José Auricchio adiantou ontem, com exclusividade, ao Diário que pretende, dentro de 15 dias, submeter à apreciação do Legislativo o projeto Revisão da Paisagem Urbana, similar à lei do Cidade Limpa, em vigor na Capital. "Vamos revitalizar a cara da cidade, tornando-a muito mais agradável e visualmente limpa à população", afirmou. "É um antigo desejo do povo, manifestado por meio de e-mails, cartas e em conversas na rua. Como está hoje, não dá mais para ficar."

Na próxima semana, o prefeito espera ver concluída a redação técnica do projeto de lei, que será em seguida apresentado à bancada de sustentação. Depois, para todo o Legislativo. "Acredito que, pelo caráter social da proposta, contarei com o apoio da Casa para a aprovação da lei", afirmou.

Auricchio disse que utilizou como fonte de inspiração o programa Cidade Limpa, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), por meio do qual proibiu anúncios publicitários nos lotes urbanos - muros, coberturas e laterais de edifícios - e em carros, ônibus, motos e bicicletas. Outras novidades foram a padronização, simplificação e redução dos anúncios indicativos e peças que seguem normas relativas à fachada dos imóveis. "Adequaremos essas e outras medidas de modo que atendam perfeitamente às necessidades da cidade", disse o prefeito.

No entanto, para evitar pânico por parte de comerciantes, lojistas e publicitários de São Caetano, Auricchio adotou outro tópico do projeto da Capital: prazo de 90 a 120 dias para adequação.

Segundo o prefeito, o Revisão da Paisagem Urbana vai contribuir para um sentimento maior do direito de cidadania, como a possibilidade de se viver em um município que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a arquitetura de prédios, praças e monumentos. "Tenho certeza de que as pessoas notarão muito mais a beleza da cidade, que ganhará mais qualidade de vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;