Setecidades Titulo
Entidades procuram voluntários neste Natal
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
24/12/2002 | 14:49
Compartilhar notícia


Se uma de suas resoluções para o novo ano for ajudar alguém voluntariamente, as entidades assistenciais que não visam lucro agradecem. Na região, são várias as opções de trabalho disponíveis. Há também oportunidades para quem já está disposto a ajudar nesta quarta-feira, dia de Natal. Asilos que recolhem idosos carentes precisam de pessoas para visitar e conversar com os internos.

As ofertas de emprego voluntário atingem todos os níveis de formações profissionais. As entidades não cansam de dizer que precisam de psicólogos, médicos, cozinheiras, arrumadeiras, costureiras, professores, babás e até de jardineiros. Nesses locais, a rotatividade é grande.

Voluntária do CVV (Centro de Valorização à Vida) há 10 anos, em Santo André, Inês (os voluntários não costumam se identificar) deu um exemplo de dedicação terça-feira, véspera de Natal. Ela foi escalada para prestar serviço por telefone a pessoas que se sentiram carentes ou sozinhas na data. “Passagem do ano, Dia das Mães e Natal são dias solitários para algumas pessoas. Em quatro horas, a gente atende e dá apoio a até 18 pessoas”, afirmou. Ela decidiu se dedicar à atividade por acaso, mas afirmou que “o retorno é se sentir participante do mundo. A maioria dos voluntários tem amor fraterno para doar”.

O centro oferece cursos para os interessados em trabalhar sem retorno financeiro. “Os voluntários têm de passar por um preparo prévio porque lidam com questões delicadas. Em média, 300 pessoas procuram pelo nossos serviços nas centrais de Santo André, São Bernardo e São Caetano pessoalmente ou por telefone”, disse o coordenador Carlos.

Nesta quarta-feira, por exemplo, o Abrigo Irmã Tereza, em São Caetano, precisa de voluntários que estejam dispostos a apenas fazer uma visita aos seus 116 idosos. “A gente prepara a eles uma refeição bonita para o Natal, mas grande parte não tem família e carece de atenção. É sempre bom alguém vir visitar e trazer uma lembrança”, disse a assistente social Iranildes Cardoso, 32 anos. O mesmo acontece na Casa Vicente de Paulo, em São Bernardo. A casa estará aberta nesta quarta-feira para interessados em visitar seus idosos.

Procura – Em datas especiais, como o Natal e Ano-Novo, a maioria dos centros de trabalho voluntário que atende crianças e deficientes físicos, por exemplo, fica em recesso. Foi por isso que, provavelmente, a já voluntária da Assisbrac (Assistência Social e Promocional O Brasil Para Cristo) Ivonete dos Santos, 38 anos, não conseguiu encontrar nenhuma instituição para ajudar. “Geralmente, trabalho com crianças e sempre participo de festas de fim de ano. Queria ser voluntária para distribuição de alimentos no dia de Natal, mas ainda não achei nenhum lugar para ajudar”, disse. A entidade para a qual ela presta serviço também estará fechada nos feriados.

Para o Ano Novo, a maioria já listou suas prioridades, o que inclui a necessidade de se arrecadar doações, inclusive. O Lar Irmão Alexandre, em São Caetano, não precisa propriamente de voluntários que dediquem horas de seu dia às crianças. A entidade já tem bastante profissionais, mas quer donativos e arrecadar material escolar novo para as aulas para o próximo ano letivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;