Diarinho Titulo
O que o porco tem a ver com a gripe?
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
17/05/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


A gripe suína recebeu esse nome porque os especialistas acreditam que o vírus que transmite essa doença tenha se desenvolvido primeiro no porco. O vírus influenza A (causador da gripe em humanos) se instala no organismo desse animal, além do das aves e bovinos, e consegue se transformar em outros, tornando-se cada vez mais difícil de ser combatido. Como tem capacidade de mudar rapidamente, os cientistas demoram a descobrir como se formou e como combatê-lo.

Acredita-se que o primeiro contágio tenha ocorrido quando a doença passou do porco para o homem. Depois esse vírus deve ter mudado completamente porque a transmissão passou a ser feita de pessoa para pessoa. Tanto que a Organização Mundial da Saúde mudou o nome da gripe suína para um nome que identifica o tipo do seu vírus. Agora é chamado de influenza A H1N1.

Mas antes disso, muitos porcos foram mortos, considerados vilões. A Coréia, país onde se come muita carne suína, deixou de consumir o produto por algumas semanas.

O que se sabe até agora é que não há risco de pegar a gripe comendo carne de porco, porque o cozimento elimina o vírus. A transmissão se dá pelo ar ou pelo contato direto com os doentes por meio de tosse, espirro e aperto de mão.

Os sintomas são os mesmos da gripe comum: febre acima de 38º C, falta de apetite e tosse, dores de cabeça, muscular e nas articulações. Isso caso ocorra até 10 dias após o paciente ter voltado de um dos países atingidos ou pelo contato com pessoas com suspeita. (Supervisão de Teresa Monteiro)

Epidemias sempre fizeram parte da história
Ao longo dos anos, ocorreram muitas epidemias de gripe que fizeram milhões de vítimas. Isso porque o vírus que causa a gripe, o influenza, sofre constantes alterações, que o tornam cada vez mais forte.

A pior foi a gripe espanhola, em 1918, no fim da 1ª Guerra Mundial, que infectou 20% da população do planeta, matando 50 milhões de pessoas. Não se sabe onde começou, mas ganhou esse nome porque a Espanha, que não participava da guerra, foi o primeiro país a noticiar que essa doença tinha se espalhado por muitos lugares e provocado muitas mortes.

Outra que atingiu muita gente foi a gripe asiática, em 1957, causada por um vírus transmitido por patos selvagens. Matou 2 milhões de pessoas. A mais recente foi a gripe aviária, na Ásia, em 2003. Foi detectada em aves, tendo permanecido entre elas por seis anos. Depois evoluiu e atingiu os humanos.

Saiba como se prevenir da doença
O suspeito de ter contraído a gripe suína é medicado e permanece isolado para evitar a transmissão.

O uso de máscaras cirúrgicas é recomendável só para quem apresenta os sintomas da doença e os profissionais envolvidos nos atendimentos.

Não há comprovação de que o uso da máscara evita o contágio nem que a vacina da gripe comum proteja.

Algumas medidas podem prevenir contra qualquer gripe e outras doenças respiratórias. Confira:

Mantenha as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão;

Evite aglomeração em lugares fechados;

Deixe a casa com janelas abertas para circular o ar e entrar a luz solar.

Saiba mais
O vírus da gripe suína começou no México, em março, e até agora se espalhou por 33 países, incluindo o Brasil. Até 12 de maio foram registrados cerca de 5.300 casos, com 61 mortes. As pessoas que saíram do México ou foram para lá transmitiram o vírus para outros lugares.

Usa-se a denominação epidemia para designar uma doença que se desenvolve rapidamente em determinada região, como ocorreu com a dengue. Quando passa a atingir grande parte da população em outras regiões é chamada de pandemia, por causar grande número de mortes.

Gripe e resfriado não são sinônimos. A diferença entre eles é o vírus causador de cada um. A gripe é sempre causada pelo vírus influenza, enquanto que o resfriado é por vários outros vírus, mas que não inclui o da gripe. Os sintomas são os mesmos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;