Política Titulo
Deputado faz cavalgada para tomar posse no RS
Do Diário do Grande ABC
28/01/1999 | 19:27
Compartilhar notícia


Como um ``gesto de paz e homenagem ao tradicionalismo', o deputado estadual eleito pelo PTB gaúcho, Osmar Severo, 47 anos, realiza uma cavalgada de 170 km de sua cidade, Santa Cruz do Sul, até Porto Alegre onde chegará nesse domingo para assumir seu mandato em cerimônia na Assembléia Legislativa. Ali, estará devidamente pilchado em trajes gauchescos, com bota, bombacha (espécie de calça larga), camisa e lenço, o que usa costumeiramente no dia a dia.

A cavalgada nesta quinta-feira estava percorrendo estradas do município de General Câmara, em que Osmar, dono de mais de 100 medalhas e prêmios como campeao de torneios de tiro de laço (enlaçar gado a cavalo) e participante de rodeios há 24 anos, começou acompanhado por outros 23 cavaleiros, entre os quais seus três filhos: Antônio, de 12 anos, Leonel, de 10, e Ricardo, de seis anos, que, como os outros irmaos, monta cavalo desde os dois anos. Mas como vários gaúchos estao se somando à cavalgada ao longo dos municípios, a previsao é que chegue a 100 o total de cavaleiros na chegada à Assembléia.

Ex-tropeiro de fazenda, ex-mecânico e motorista, atual comerciante de areia, agricultor e pecuarista, Osmar, de cima do seu cavalo Baio, em plena cavalgada, informou que seus projetos no Legislativo estarao ``centralizados na defesa da agricultura e dos pequenos do meio rural'.

Ex-vereador duas vezes, ex-secretário municipal de Obras de sua terra natal, Santa Cruz do Sul, eleito deputado estadual pela primeira vez com 16.192 votos, Osmar já definiu sua indumentária, escolhida entre suas 20 bombachas, 20 lenços, 30 camisas, cinco pares de botas e três chapéus: uma bombacha na cor manteiga, uma camisa branca, lenço vermelho, botas pretas, afora um casaco para cumprir o cerimonial.

Um dos pontos de pouso, para almoço e descanso, nesta quinta-feira foi a Fazenda Talmeci, onde se reuniram os cavaleiros, todos homens - as mulheres, como a esposa do deputado, Rejane Severo, vao se encontrando com eles em alguns pontos, mas todos se reunirao domingo na Assembléia. Todas elas estarao usando vestidos de prenda com suas coloridas saias rodadas. ``Acho muito bonita essa homenagem', aprovou Rejane.

O filho mais gordinho do deputado, Leonel, é o que têm mais dificuldades com o cavalo, mas já ensaia um canto repentista para homenagear o pai na chegada. Na ocasiao, o deputado-tradicionalista, antes de entrar na Assembléia, entregará ao filho mais velho, Antônio, os apetrechos que nao o acompanharao na posse: o relho, o chapéu, a pala (espécie de casacao) e a faca. Sócio de oito CTGs (centros de tradiçoes gaúchas), Osmar prometeu que estará pilchado em trajes gauchescos em todas as sessoes da Assembléia, nos próximos quatro anos: ``Sempre me vesti assim, nao tem por que mudar'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;