Internacional Titulo
Militantes contra globalização se reúnem na França
Da AFP
08/08/2003 | 10:45
Compartilhar notícia


Milhares de militantes do movimento 'alterglobalização' — como está sendo chamada a luta contra a globalização —, chegaram nesta sexta-feira à colina do Larzac, no sul da França. Eles participam de uma concentração de três dias contra a globalização liberal e as orientações da Organização Mundial de Comércio (OMC).

"Entre os que trabalham na organização do evento e os participantes que continuam chegando, são pelo menos de 15 a 20 mil pessoas", declarou um dos organizadores do movimento.

Mais de mil voluntários organizaram a segurança nos estacionamentos e realizaram a limpeza do local do evento. Outras 300 pessoas, também voluntárias, entre membros da defesa civil, médicos e socorristas, instalaram postos de atendimento.

José Bové - O maior porta-voz do movimento de 'alterglobalização', o francês José Bové, é a figura central desta manifestação. Em liberdade condicional, depois de ter sido preso por destruir plantações de produtos geneticamente modificados, ele pediu ao primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin que organize um debate sobre a OMC no próximo mês.

Em entrevista à rádio francesa Europe 1, Bové disse que gostaria de ver esclarecida, antes da Cúpula de Cancun, de 10 a 14 de setembro, a posição da França, assim como a da esquerda sobre a questão de liberalização dos intercâmbios agrícolas e industriais.

Dezenas de foros, exposições, projeção de documentários e apresentações de teatro de rua estão programadas para o próximo domingo, com a participação esperada de até 100 mil pessoas.

Este acontecimento em Larzac tem um valor altamente simbólico por marcar o 30º aniversário da primeira manifestação destinada a impedir um projeto de governo, que pretendia desapropriar as terras de agricultores do lugar para ampliar um terreno de manobras militares.

A mobilização que surgiu dessa primeira manifestação desenvolveu importantes vínculos de solidariedade com a luta contra as ditaduras militares da época na América Latina e, entre outras coisas, foi um dos embriões do atual movimento internacional contra a globalização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;