Política Titulo Editorial
Triste placar
Do Diário do Grande ABC
01/10/2017 | 10:35
Compartilhar notícia
Divulgação


Quase a metade das prestações de contas das Câmaras do Grande ABC entre os anos 2000 e 2014 foi rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A principal notícia da edição deste domingo, data em que se comemora (?) o Dia do Vereador, mostra que aqueles que comandam o Poder Legislativo em uma região tão importante como a nossa parecem não estar muito preocupados com a gestão das Casas.

Dos 105 exercícios analisados pelos conselheiros, 50 deles apresentaram problemas sérios, com o excesso de apadrinhados, gastos elevados com a folha de pagamento e consumo de combustível também em proporção alarmante.

E o pior de tudo isso é que os números podem ficar ainda mais assustadores, pois a Corte deve divulgar nos próximos meses os relatórios de 2015 e 2016 , o que deixa muita gente de orelha em pé.

O triste placar é vexatório para o Grande ABC como um todo, mas fica ainda pior quando o foco é exclusivamente sobre Santo André, cidade que lidera o ranking dos balancetes reprovados. Foram 13 no período. Marca que já custou a inclusão de três presidentes na planilha dos fichas sujas. José de Araújo (PSD), Sargento Juliano (PSB) e José Montoro Filho, o Montorinho (PT), estão impedidos de exercer novos mandatos. Além da contratação de comissionados, pagamentos de 13º salários e ajuda de custo aos próprios parlamentares foram as irregularidades.

Senhores vereadores, vamos aproveitar o dia dedicado a vossas excelências para refletir sobre o cargo que exercem. Este Diário publica notícia sobre curso voltado à preparação para o exercício da função à qual os senhores mostraram tanta vontade durante as campanhas e conseguiram a aprovação por parte daqueles que lhes confiaram o voto.

Vamos reverter este quadro, cuidar melhor das verbas destinadas às Casas que administram. Quem sabe, assim, nos próximos anos possamos realmente comemorar e até parabenizá-los pelo seu dia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;