Economia Titulo
Furtos são maior causa de perda no varejo
Luciana Bulgarelli
Do Diário do Grande ABC
19/12/2006 | 22:43
Compartilhar notícia


Estudo realizado pelo Grupo de Prevenção de Perdas do Provar/FIA (Programa de Administração do Varejo da FIA - Fundação Instituto de Administração), de São Paulo, revela que o furto é o maior motivo de perdas no varejo. De 2004 para 2005, este índice aumentou de 25% para 28%, nos casos de furtos internos – feitos por colaboradores das empresas. Os furtos externos, efetuados por clientes, teve uma significativa redução: de 22% para 14% no mesmo período.

Os dados foram apurados durante a 6ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, em 36 empresas – a maioria delas supermercados e de eletroeletrônicos –, em todo o país. A pesquisa focou as perdas ocorridas nos pontos de venda, considerando os produtos adquiridos pelo varejista, mas que não foram vendidos ao consumidor final, por terem sido danificados ou furtados.

O coordenador do GPP Provar/FIA, Marcelo Felippe Figueira Júnior, afirma que, para conter os furtos internos, as empresas devem investir tanto em tecnologia quanto em recursos humanos. “Mais importante do que instalar equipamentos de segurança, é conscientizar os colaboradores de que eles também são prejudicados com a redução dos lucros da companhia. Trata-se de uma mudança de cultura e isso não acontece em pouco tempo. O trabalho vai da seleção ao treinamento dos funcionários.”

A segunda maior causa de perda registrada foi a quebra operacional, que corresponde a 25% do total. As mais comuns são produtos danificados e prazos de validade vencidos.

No setor supermercadista, também houve uma elevação do índice de perdas associado ao aumento de perda com perecíveis. Estes produtos responderam por 56,4% das perdas totais, sendo a quebra operacional a principal causa. “A grande perda dos supermercados, em 2005, esteve relacionada às frutas, legumes e verduras”, diz Figueira Júnior.

Entretanto, o grande problema dos varejistas é o fato de que 53% das perdas não têm suas causas identificadas. “Somente com um relatório diário contendo estas informações, as empresas podem otimizar os recursos humanos e financeiros para prevenção de perdas.”

No setor de eletroeletrônicos, o principal motivo de perda é o furto externo (roubo de cargas), com 34%.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Canal Varejo - Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a Fundação Abras e a ACNielsen, uma das maiores empresas de pesquisas do mundo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;