Setecidades Titulo
Reorganiza-se a Academia Paulista de Jornalismo
Ademir Medici
28/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A Academia Paulista de Jornalismo está prestes a completar 40 anos de fundação. A data referencial é o próximo dia 17 de outubro, quando uma reunião será realizada para a eleição de um novo presidente, na sucessão do jornalista José Augusto de Godoy, que faleceu em janeiro último.

As informações foram passadas por Luiz Fernando Magliocca, produtor de programas de rádio e TV, no último encontro da APJ, realizado terça-feira com almoço em restaurante de São Paulo.

Magliocca tem mantido toda a linha de trabalho de Godoy. “Não coloquei um palitinho meu na jogada”, disse ele ao lembrar as informações por escrito deixadas pelo antigo presidente, num documento intitulado ‘A Triste História da Academia’.

E por que ‘triste história’? Pelas dificuldades de levar adiante, com a grandeza imaginada pelos fundadores da Academia, os objetivos de uma entidade que nasceu para valorizar, especialmente, a história do jornalista e radialista paulista.

Os principais mentores da Academia faleceram. Casos do ex-presidente Nicolau Tuma, Raul Duarte e Murilo Antunes Alves. “Com isso a Academia ficou largada; o Godoy estava tentando reorganizar. Conseguiu em parte, porque os almoços voltaram a acontecer, mas agora foi o Godoy quem morreu”, comenta e informa o jornalista Geraldo Nunes.

Magliocca tem sido um grande líder nesta fase de transição. Adianta que não pretende candidatar-se à presidência da Academia. “A ideia é fazer a preparação, ver quantas vagas existem. Godoy informava que não conseguia completar as 40 cadeiras”, acrescenta Magliocca.

Caberá ao novo presidente e à diretoria reestruturada levantar quem são os integrantes, se todos querem continuar a participar e abrir vagas para indicação de novos acadêmicos.

No encontro desta semana observou-se uma grande animação dos presentes. A palavra de ordem: “Temos que nos unir e contar a nossa história”. Disse o jornalista Afanasio Jazadji: “Contamos a história de tanta gente e nos esquecemos de contar a nossa própria”.

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6558

Santo André – Ex-ministros do Tribunal de Contas de Santo André ganham sem trabalhar: o órgão foi extinto em 1969.

Trabalho – Trabalhadores do Grande ABC têm renda familiar acima da média nacional. Reportagem: José Fucs.

Sindicalismo – Livro conta história sindical da região: Imagens da Luta, 271 páginas, editado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Esportes – Campos de futebol em Santo André estão abandonados. Reportagem: Edélcio Cândido.

Em 28 de setembro de...

1917 – O batalhão do Ginásio Anglo-Brasileiro, de São Paulo, visita Santo André, liderado pelo instrutor, Euclydes Espindola do Nascimento, primeiro tenente do Exército.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a decisão do povo alemão de continuar a guerra.

1947 – Padre José Foscalo celebra a missa inaugural da capela Santa Joana D’Arc, em Vila Vitória, Santo André, conforme pesquisa de Tarciso Cattaneo.

1977 – Fioravante Zampol, ex-prefeito de Santo André, sofre enfarte e morre quando visitava o Instituto Municipal de Previdência, na Rua Justino Paixão.

1982 – Igreja Metodista dá consagração a templo de Rudge Ramos, à Rua do Sacramento, após 27 anos do lançamento da pedra fundamental.

1992 – Prefeito Celso Daniel reinaugura o Cine-Teatro Carlos Gomes, vitória do movimento SOS Carlos Gomes.

Santos do Dia

Lourenço Ruiz e 15 companheiros mártires, da Ordem de São Domingos ou a ela associados, que dilataram a fé cristã nas Filipinas, na Formosa e no Japão: canonizados pelo papa João Paulo II em 1987.

Venceslau

Eustáquia

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 28 de setembro:

No Ceará, Acopiara

Em Minas Gerais, Além Paraíba, Campo Belo e Visconde do Rio Branco

No Mato Grosso do Sul, Aparecida do Taboado

Na Bahia, Camaçari

Em Tocantins, Chapada da Natividade

No Acre, Cruzeiro do Sul

No Piauí, Esperantina

Em Pernambuco, Jaqueira e Jatobá

No Paraná, Novo Itacolomi e Prado Ferreira

No Rio Grande do Sul, Pedras Altas e Santa Cruz do Sul

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;