Internacional Titulo
EUA podem se chocar com Israel por causa de armas nucleares
Do Diário do Grande ABC
02/05/2000 | 13:28
Compartilhar notícia


Israel e Estados Unidos poderao entrar em choque pelo fato de o Estado judeu ter armas nucleares, disseram nesta terça-feira funcionários dos dois países.

Israel está preocupado porque os Estados Unidos poderiam apoiar uma iniciativa egípcia para isolar Israel devido à sua recusa a firmar o Tratado de Nao-Proliferaçao Nuclear (TNPN). Apesar das declaraçoes de Washington em sentido contrário, um funcionário americano afirmou que os EUA apoiariam a medida do Egito.

Israel nunca admitiu ter armas nucleares e preferiu nao definir sua capacidade nuclear. Mas, durante anos foram acumulando-se indícios de que o Estado judeu tem um arsenal nuclear, inclusive com ogivas transportáveis por foguetes, e bombas táticas para o campo de batalha.

Em uma conferência de revisao do TNPN em Nova Iorque, o Egito, que há muito tempo exigiu que Israel eliminasse seu arsenal nuclear, apresentou uma resoluçao condenando Israel.

Antes da conferência, o chefe da delegaçao americana, Norman Wulf, declarou que apoiava a política israelense. Israel disse que assinará o TNPN como parte de um amplo acordo de paz para o Oriente Médio.

Em entrevista no departamento de Estado, Wulf declarou acreditar que, uma vez conseguido um acordo de paz no Oriente Médio, Israel "pode e deve somar-se ao tratado em condiçao de Estado nao possuidor de armas nucleares".

Mas, um funcionário americano baseado em Israel, que nao quis ser identificado, disse que os Estados Unidos nao podem manter essa posiçao e acrescentou que Washington promove o tratado há muito tempo e nao pode ser contra a iniciativa egípcia para obrigar Israel assiná-lo.

Um funcionário israelense, também pedindo para nao ser identificado, concordou que o choque era provável, embora observando que Israel confiava que as críticas americanas nao fossem ruidosas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;