Cultura & Lazer Titulo
Sto.André ganha espaço cultural
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
04/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O grupo de samba Barão do Pandeiro e Sua Gente traz hoje pela primeira vez ao Grande ABC um repertório repleto de choros e sambas da melhor qualidade. O show faz parte dos eventos de inauguração do espaço cultural "Perna de Cobra", em Santo André, e tem início a partir das 20h. O grupo volta a se apresentar amanhã, no mesmo horário. Por conta da inauguração, a entrada hoje é franca. Amanhã, os ingressos custam R$ 10.

Comandado pelo ritmista carioca Barão do Pandeiro, o grupo preza pelo repertório caprichado, que foge da mesmice. Radicado em São Paulo, o líder da banda é conhecido pela intensa pesquisa de repertório desenvolvida dentro da MPB, sobretudo entre os compositores de samba e choro. Um de seus objetos de pesquisa mais conhecidos, que se transformaram em material para shows, são as canções menos conhecidas de João da Baiana (1887-1974), pandeirista que inspirou Barão a se empenhar no estudo do instrumento.

O resgate resultou em Últimas do Lado B, que o músico apresentou em casas paulistanas. Outro mestre que mereceu a homenagem do pandeirista foi Nelson Cavaquinho (1911-1986), que ele acompanhou em shows.

Além do cavaquinista, o artista já trabalhou, tocando o instrumento que hoje faz parte de seu nome artístico, com artistas do nível de Cristina Buarque e Paulo Vanzolini, além de outras lendas como Clementina de Jesus (1901-1987) e Zé Keti (1921-1999).

ALTERNATIVO - Dirigido por Vanderlei Lopes de Faria, ex-coordenador de eventos da Secretaria de Cultura de Santo André, o Perna de Cobra deve reforçar os espaços alternativos de cultura da região. "Queremos incentivar que os moradores do Grande ABC conheçam artistas que nunca tocaram aqui, além de fomentar novos artistas", diz Faria, mais conhecido como Lela.

No domingo, das 11h às 16h, o espaço inaugura o Clube do Choro de Santo André. A intenção é reunir semanalmente no local grupos da região e de São Paulo.

Barão do Pandeiro e Sua Gente. Show. Hoje e amanhã, às 20h. No Perna de Cobra - Rua Artur de Queirós, 99, Santo André. Tel.: 3439-9561. Entrada franca somente hoje. Amanhã, os ingressos custam R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;