Setecidades Titulo Independência
Apenas Diadema realizará desfile cívico
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O desfile cívico, que tradicionalmente celebra o feriado da Independência do Brasil, hoje, acontecerá somente em Diadema neste ano. As demais administrações municipais alegaram que a festividade foi cancelada como forma de cortar gastos.

Na única cidade onde a festa foi mantida, o desfile ocorre a partir das 8h, na Avenida Sete de Setembro, com expectativa de participação de 6.000 estudantes das 35 escolas do município.

Segundo a Prefeitura de Santo André, para a execução do evento no ano passado foram gastos R$ 171 mil. “Neste ano, a Prefeitura estudou realizar o desfile com estrutura menor e fez orçamentos para a locação dos equipamentos. O custo total chegaria a cerca de R$ 120 mil, valor ainda considerado elevado pela administração”, ressaltou em nota. A Prefeitura de São Bernardo informou não ter programação para a data. No mês passado, a administração realizou desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade.

O Executivo de São Caetano disse que, “devido ao ano difícil com Orçamento contingenciado”, não fará o desfile. “A Prefeitura não medirá esforços para que os eventos tradicionais sejam retomados”, destacou.

A Prefeitura de Mauá se limitou a informar que não haveria o ato na cidade, assim como Ribeirão Pires, que pontuou ter feito, entre os dias 1º e 6, série de atividades pedagógicas e recreativas alusivas à Independência do Brasil nas 33 unidades escolares. Rio Grande da Serra frisou que “não há tradição” do evento na cidade.

Munícipes das cidades onde os desfiles cívicos não acontecerão mostraram-se insatisfeitos com a decisão. “Acredito que deveríamos tentar resgatar o amor pela Pátria. Nosso País está desacreditado”, falou o administrador Cesar Palacio, 48 anos, de Santo André.

“A data cívica não pode ser ignorada. O sentimento de patriotismo e valores estão cada dia mais deixados de lado”, comentou o professor Douglas Bertasso Fabris, 39, de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;