Internacional Titulo Grande catástrofe
Putin qualifica sanções da Coreia do Norte como "inúteis e ineficazes"

Moscou e Pequim têm defendido negociações
diretas com o país após seu sexto teste nuclear

05/09/2017 | 07:55
Compartilhar notícia
Foto: MARK SCHIEFELBEIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que sanções não impedirão que a Coreia do Norte desenvolva armas nucleares e advertiu que as repetidas declarações sobre uma solução militar no caso poderiam resultar em uma "grande catástrofe". "Quaisquer sanções são inúteis e ineficazes", disse Putin em entrevista coletiva após um encontro de cúpula dos BRICS na China.

Na avaliação de Putin, os norte-coreanos "irão comer grama, mas nunca abandonarão seu programa nuclear". Segundo ele, a resolução das tensões em relação à Coreia do Norte exige que todas as partes se envolvam em um diálogo. Para o líder russo, o regime de Pyongyang precisa de garantias sobre sua segurança. Ninguém pode "estar com medo de que será destruído", argumentou.

Putin e seu governo têm mantido posição sobre a Coreia do Norte similar à da China. Moscou e Pequim têm defendido negociações diretas com a Coreia do Norte, após o país realizar no domingo seu sexto teste nuclear. Já os Estados Unidos defende sanções econômicas mais duras. Moscou também apoia uma proposta chinesa de congelar os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte em troca da suspensão de exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul na região.

O presidente russo disse que os presidentes não devem tomar ações militares nem elevar as tensões porque isso pode levar a Coreia do Norte a optar por um conflito. "Isso pode causar uma grande catástrofe e grande perda de vidas", advertiu. Ele também minimizou o comércio russo com a Coreia do Norte, que segundo ele é "como nada" em comparação com o comércio global da Rússia.

Putin disse ainda que é contrário a novas sanções contra a Coreia do Norte em parte por razões humanitárias. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;