Memória Titulo
Do texto-legenda à legenda clássica
Ademir Medici
05/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Uma curiosidade, nesta retrospectiva dos 30 anos da Memória aqui no Diário: as primeiras fotografias publicadas saiam sem legendas.

Na verdade, toda a coluna era um texto-legenda. Atrevida, Memória foi invadindo espaços do noticiário e surgiu a necessidade de se legendar cada foto – uma orientação sugerida pelo nosso saudoso diretor de Redação, Dr. Fausto Polesi.

Dr. Fausto evitava mandar; procurava sugerir. Editores e repórteres, inteligentemente, acatavam, claro. Mas sempre havia espaço para uma troca de ideias.

Legendar foi a única orientação direta partida do Dr. Fausto na nossa Memória de cada dia. Pelo menos que me lembre.

Anos depois, já fora do jornal, em seu escritório do bairro Campestre, pedi ao Dr. Fausto uma colaboração maior na elaboração da página. Comedido, ele disse que continuaria a ler Memória, a conversar informalmente sobre ela, mas que não pegaria bem ficar dando palpite. “Vão dizer que estou me intrometendo na linha editorial.”

Que pena! Mas sempre vou dizer que o jornalista Fausto Polesi foi o primeiro grande incentivador da Memória, daí porque ele escreveu o prefácio do nosso primeiro livro, lançado alguns anos atrás– quando da série A Historia dos Bairros, já citada.

Mas, voltemos ao assunto das legendas: veja o amigo leitor as voltas que o mundo dá.

Lá atrás, as primeiras fotos eram publicadas sem uma legenda clássica. E agora, 30 anos depois, republicadas e emolduradas, as mesmas fotos ganham uma explicação jornalística, o que facilita a leitura, seguindo as lições de mestre Fausto. Prevaleceu a legenda ‘sugerida’ pelo chefe.

 

O batismo de São Bernardo

 

Um totem com placa alusiva aos 300 anos do batismo da Fazenda São Bernardo, dos monges beneditinos, foi inaugurado domingo, durante a Procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Procissão dos Carroceiros.

Neste ponto, em 1717, entre o Ribeirão dos Meninos e o Córrego Borda do Campo, começou a ser construída a primeira capela dedicada ao santo Bernardo de Claraval, que daria o nome ‘São Bernardo’ à antiga Borda do Campo.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 5 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6539

Manchete –Brasil ingressa no Clube Atômico. Declarava o presidente José Sarney: “O País já tem condições de fabricar a bomba atômica”.

São Paulo – Metrô em greve afeta 2 milhões de pessoas.

São Bernardo – A cidade cria mania de cidades-irmãs. Nove projetos tramitavam entre Executivo e Legislativo: Maróstica, Vittorio Vêneto e Vicenza (Itália), Tokuyama (Japão), Villeta (Paraguai), Barra Bonita (Interior de São Paulo), Managua (Nicaraguá), Havana (Cuba), Volgrado (União Soviética).

Madri e Lisboa, cordialmente, recusaram o gemellagio proposto por São Bernardo.

Mauá – Prefeito Leonel Damo cede: servidores conquistam reajuste de 84%.

Ideias/Livros – Síndrome que leva o público leitor só ao best-seller (artigo da poeta Dalila Teles Veras).

Polícia – Presos tentam linchar os autores da chacina de menores em São Bernardo. Duas mil pessoas acompanharam o cortejo funéreo dos seis menores pela Avenida Faria Lima. Um ato ecumênico foi celebrado na Matriz da Boa Viagem.

 

Em 5 de setembro de...

1822 – Dom Pedro de Alcântara, príncipe-regente, vai de São Paulo para Santos pela Calçada do Lorena, cruzando a Freguesia de São Bernardo.

1917 – Pandiá Calogeras deixa o Ministério da Fazenda.

Nota – O mesmo Pandiá Calogeras faria história em Santo André, administrando a Conac, indústria posteriormente absorvida pela Pirelli.

O grande Adoniran Barbosa cita, em suas memórias, que chegou a ser motorista (“chauffer”, dizia ele) de Calogeras em Santo André.

1957 – Instituído o Brasão de Armas de Ribeirão Pires.

Fundado, em Santo André, o Grêmio Veterano do Flor do Mar FC.

 

Hoje

Dia da Amazônia

Dia do Irmão

 

Santos do Dia

Bertino

Herculano

Lourenço Justiniano

Tereza de Calcutá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;