Setecidades Titulo Lixo em debate
Projeto de reaproveitamento de materiais recicláveis ajuda em reforma de escola
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
30/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O reaproveitamento de materiais recicláveis para criação de áreas de lazer em espaços ociosos da EE Prefeito Engenheiro Celso Augusto Daniel, situada em Santo André, foi um dos assuntos abordados por jovens estudantes ontem, durante mais um dia de provas da 11ª edição do Desafio de Redação – concurso literário promovido pelo Diário – que, neste ano, propõe para alunos das redes pública e privada da região a discorreram sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

Desenvolvido desde abril, o projeto na escola andreense incentiva estudantes a realizarem série de ações com a finalidade de reaproveitar materiais recicláveis para benefício da própria comunidade, conforme destaca o coordenador pedagógico da unidade, Carlos Alberto Ribeiro. “A proposta é que eles melhorem o espaço da escola, reutilizando materiais que iriam para o lixo.”

O projeto – que já foi responsável pela criação de murais e até mesmo palco no pátio da instituição feito por estudantes com mesas que já não estavam em uso nas salas de aula – foi utilizado como exemplo em redações do concurso literário. “Temos aprendido que tudo pode ser reaproveitado. Eu mesmo já vi na internet que uma folha de sulfite que foi jogada no lixo pode virar papel de novo. Fiz minha redação, justamente, destacando essa necessidade do consumo consciente”, explica o jovem Jhonatan Souza Gonçalvez, 14 anos.

Para a pequena Flávia Regina dos Santos Pereira, 12, a redação foi uma oportunidade de mostrar que o reaproveitamento do lixo pode ajudar ao meio ambiente. “Li em um gibi do Mauricio de Sousa que restos de comida podem virar adubo. A mãe de uma amiga minha, inclusive, reaproveita dessa forma.”

As consequências do descarte irregular de lixo também foi colocado em debate por alunos. “Hoje, enfrentamos enchente por conta do lixo que vai para bueiros. As pessoas precisam parar de jogar lixo na rua”, disse Ana Clara Souza Portela, 11. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;