Cultura & Lazer Titulo
Dê a volta ao mundo em um balao
Do Diário OnLine
13/01/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Virou mania milionários se lançarem em uma aventura maluca: dar a volta ao mundo em um balao, sem escalas. Todas as tentativas até agora deram em nada, já que os baloes nao sao controlados. Ficam a mercê das forças (ou falta dela) dos ventos. A mais recente empreitada promete novidades, pelo menos em tecnologia. O australiano John Walllington e o americano David Liniger vao tentar dar uma volta completa no planeta em 18 dias, navegando a 39 km do solo, na estratosfera. A dupla estará a bordo de uma cápsula espacial semelhante às utilizadas pela Nasa. O casulo será preso a um balao com gás hélio. Por enquanto os aventureiros nao 'decolaram', por problemas no clima. A partida pode acontecer a qualquer momento, em Alice Springs, na Austrália, e poderá ser acompanhada ao vivo, pela Internet, inclusive em português (pena que o idioma nao está disponível em todas as seçoes).

O Team RE/MAX, nome com o qual foi batizada a aventura, nao dependerá tanto do vento para se locomover. Os balonistas, no entanto, correrao riscos ainda desconhecidos: na estratosfera, nao há oxigênio e o sangue pode ferver. Por isso, eles usarao trajes espaciais, iguais aos de astronautas, comprados por uma pechincha em um bazar da missao espacial russa.

Todos os detalhes científicos da missao, que foi estudada por cinco anos, sao contados no site. Estao lá todas as experiências feitas ao longo deste tempo e como foram construídos o casulo e o balao. Há explicaçoes ainda de como se divide a atmosfera, e porque os balonistas do RE/MAX optaram por circular pela estratosfera, seguindo o Trópico de Crapicórnio. Além das questoes científicas, um dos motivos é que, a 39 km de altitude (mais alto do que voa o Concorde, por exemplo), dificilmente algum país conseguirá dificultar a missao. Algumas aventuras similares sofreram problemas na China e Bielo-Rússia, que nao permitem o sobrevôo em seu espaço aéreo.

Apesar de o balao ainda nao ter partido, já é possível conferir no site um show de imagens, em Real Vídeo ou em panoramas em 360 graus, com os preparativos da aventura. Quando começar a viagem, o menu de opçoes promete se tornar ainda maior.

História - De quebra, site do Team Re/MAX explica os motivos sentimentais para a aventura: dar a volta ao mundo em um balao, sem escalas, é o último sonho restante na aviaçao. O site conta em detalhes a história do balonismo desde seu surgimento, na segunda metade do século XVIII. Traz fotos e casos pitorescos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;