Internacional Titulo
Debate entre Hillary e Lazio causa polêmica em NY
Do Diário do Grande ABC
14/09/2000 | 16:53
Compartilhar notícia


Os nova-iorquinos e a imprensa divergiam esta quinta-feira quanto ao vencedor do primeiro debate televisionado entre a primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e o republicano Rick Lazio, que aconteceu nesta quarta-feira.

Como era de se esperar, a assessoria de imprensa do candidato republicano o proclamou "vencedor" do debate. O jornal sensacionalista The New York Post -que nao esconde sua oposiçao a primeira-dama - também concluiu que "Lazio derrotou facilmente Hillary Clinton".

O governador republicano de Nova York, George Pataki, que acompanhou o enfrentamento de um grande hotel de Manhattan, concordou, declarando que Lazio "mostrou-se senatorial" e "um lutador por Nova York".

Mas o campo democrata também canta vitória, ainda que Hillary se limite a afirmar que "sobreviveu" ao seu primeiro debate, onde discutiu-se educaçao, impostos e a reativaçao da zona norte do estado, além de temas "dolorosos" para a primeira-dama, como o relacionamento entre o presidente Bill Clinton e a ex-estagiária da Casa Branca Mônica Lewinsky.

A palavra "senatorial" também foi usada pela nova-iorquina Grace Morriset - que acompanhou o debate em um bar irlandês no Norte de Manhattan - para classificar o desempenho de Hillary, que superou "com vantagem" um Lazio que, na sua opiniao, mostrou-se "imaturo".

Morriset criticou o mediador do debate, Tim Russert, do canal de televisao NBC, que transmitiu as imagens, por interpelar a primeira-dama sobre suas declaraçoes a respeito da relaçao do seu marido com Lewinsky. "Esse tema nao tem a ver com os problemas dos nova-iorquinos, nao deveria ter sido mencionado no debate", reclamou.

"O Lazio a atacou muito", disse o arquiteto nova-iorquino David Blum, concordando que a "vencedora" foi Hillary. Para ele, o momento "mais dramático e cruel" do debate foi quando Russert exibiu um vídeo de uma entrevista concedida pela primeira-dama em janeiro de 1998, quando veio à tona o escândalo Lewinsky. Na fita, a primeira-dama atribuiu as notícias sobre a infidelidade do marido a "uma conspiraçao da direita". Hillary "foi sincera, contou sua dor e disse que, quando saiu em defesa de Clinton, nao sabia da relaçao dele com Lewinsky", comentou Blum.

Alguns jornais, entre eles o USA Today, reuniram nesta quarta-feira um grupo de eleitores formado por republicanos, democratas e indecisos, para assistir ao debate. Na opiniao de oito eleitores de Westchester, um subúrbio ao norte de Nova York, Hillary "venceu o debate". Mas para um grupo de especialistas em comunicaçoes, a rapidez de resposta, o senso de humor e a naturalidade deram a vitória a Lazio.

Para o analista político Lee Miringoff, do Instituto Marista de opiniao pública, "nao houve vencedores nem vencidos". Ele previu que a batalha por Nova York se tornará mais cruel nos próximos dias, às vésperas das eleiçoes de sete de novembro.

No jornal The New York Times, a colunista Joyce Purnick publicou que "ninguém sabe" quem ganhou o debate. "O que sabemos é que os nova-iorquinos devem sentir-se bem com o debate, que mostrou que há dois candidatos importantes, com grandes diferenças entre si", opinou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;