Política Titulo
PT objetiva se aproximar de PMDB
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
22/05/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O encontro estadual da Macro do PT ABC, realizado ontem no Sindicato dos Químicos do Grande ABC, em Santo André, teve como vertentes a organização da legenda e a busca por partidos aliados para as eleições do próximo ano. Mas a preocupação latente é a retomada da Prefeitura andreense perdida para Aidan Ravin (PTB) nas eleições de 2008.

O coordenador da Macro, Humberto Tobé, explicou que a sigla afunilará as relações com diversos partidos como PSB e PDT, mas que a linha mestra é o PMDB.

Desse modo, o principal desafio na região é conquistar a parceria com o PMDB andreense, que faz base ao governo petebista e prometeu ajudá-lo a se reeleger. "Mesmo o PMDB sendo aliado do Aidan não podemos descartar mudança." Tobé ponderou que "o PMDB é a base para a manutenção do governo Dilma (Rousseff)".

Em Santo André, o apoio dos peemedebistas se faz mais necessário porque das sete cidades, é a única que não vislumbra consenso de pré-candidatura para prefeito. Entre os nomes mais cotados estão os do deputado estadual Carlos Granna, do ex-prefeito João Avamileno e do ex-deputado estadual Vanderlei Siraque, além de Ivete Garcia, que parece estar trabalhando nos bastidores para conquistar adeptos.

Mas a vontade de evitar prévias, principalmente em Santo André, já é consenso entre as lideranças petistas.

Nas prévias da legenda para a última disputa ao Paço, diante de duas candidaturas internas - Vanderlei Siraque e Ivete -, Avamileno declarou apoio ao primeiro, enquanto sua equipe de governo optou por Ivete.

Insatisfeito com o posicionamento de seu quadro, o então prefeito declarou "ter perdido a confiança em seus subordinados." Assim, 13 dos 16 secretários entregaram os respectivos cargos. No segundo turno, Aidan Ravin venceu.

O presidente estadual do PT, Edinho Silva, afirmou que o objetivo é chegar a consenso por meio do diálogo. "Estamos trabalhando para não termos prévia em nenhum lugar."

Silva preferiu não apontar um preferido para disputa de Santo André, mas destacou que "Granna é liderança consolidada. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, dificilmente deixará o posto em Brasília."

Para ele, é primordial que o PMDB se alie ao PT. "Se depender de mim faremos aliança em Santo André."

O prefeito de Diadema, Mário Reali, que disputará a reeleição, disse que para o PT de Santo André retomar o Paço é necessário manter a unidade.

Vanderlei Siraque pontuou que a ideia é até setembro definir a pré-candidatura e deixou clara a vontade de estar no páreo para o Paço. Isso não aconteceria somente no caso de assumir cadeira na Câmara Federal antes das eleições. "Vamos fazer consenso para derrubar a administração."

João Avamileno continua com o discurso de trabalhar pela legenda e, se possível, concorrer à Prefeitura. Não descartou, no entanto, outras possibilidades. "Posso ser vice, mas quero ajudar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;