Economia Titulo Memória
Morre empresário Jairo Cândido, um dos pioneiros da Defesa na região
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
20/07/2017 | 07:30
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em região essencialmente industrial, dominada pelo segmento automobilístico, o empresário Jairo Cândido optou por investir no setor da Defesa e Segurança ao fundar o Grupo InbraFiltro em 1979, em Mauá – forte nome no ramo de blindagens e fornecedor das Forças Armadas e da Embraer.

Um dos pioneiros do segmento no Grande ABC, e personalidade fortemente atuante para ampliar o desenvolvimento da Defesa no Brasil, Cândido morreu na terça-feira, dia 18, aos 74 anos.

O empresário descobriu que sofria de leucemia em fevereiro e, após se submeter a três tipos de tratamento – e, mesmo assim, seguir à frente do grupo –, ele não resistiu. Cândido foi velado e enterrado no mesmo dia de seu falecimento, no Cemitério do Morumbi.

Diretor titular do Comdefesa (Comitê de Defesa) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Cândido foi um dos principais articuladores para que o governo escolhesse o avião-caça Gripen, da Saab, para substituir a frota das 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira).

Tanto que selou parceria com a fabricante sueca para a criação da SBTA (São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas) – que recentemente teve seu nome modificado para SAM (Saab Aeronáutica Montagens) –, joint venture responsável por gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais do avião supersônico, como as asas e as partes traseira e dianteira da fuselagem, em São Bernardo. Após atrasos no cronograma, o início da confecção é esperado para 2019. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;