Memória Titulo
A juventude pensada há 30 anos
Ademir Medici
20/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história do Diário, a presença da jornalista Solange Dotto. Dedicada, competente, deu formas ao Diarinho, suplemento infantil premiadíssimo, e editou a página "Ela & Ele", semente da atual revista "Dia-a-Dia".

Há 30 anos, na Redação, Solange comandou uma mesa-redonda com um tema que exige sempre muita reflexão: a juventude. A reportagem, de página inteira, ganhou um título moderno até hoje: "Brasileiro, jovem, adolescente, qual é a sua?" - que nos faz lembrar a página dominical D +".

Recuperamos, no Banco de Dados do Diário, as fotos daquela matéria. E extraímos algumas opiniões do que foi falado, em resumo, enviando um grande abraço a todos, em especial à Solange.

EM FOCO

Ampliava-se a discussão, ao longo da década de 1980, sobre a maioridade.

O jovem evoluiu, por que não votar a partir dos 16 anos? Idem a emancipação da maioridade penal para esta idade. Sendo assim, "Ela & Ele" reuniu pais, adolescentes, médico e outros profissionais para pensar: como está o adolescente, que vida leva, que aspirações tem, que problemas enfrenta...

No escurinho...

Texto: Jorge Jacobine Scopel

Na cidade de São Paulo, a primeira sala de cinema fixa - denominada Bijou-Palace - foi inaugurada em 1907. Nos anos seguintes aconteceu a proliferação de pequenos cinemas por todo o estado.

Em 1911 surge a primeira sala de exibição fixa no distrito-sede do Município de São Bernardo. Batizado como Cinema Paulista, o salão pertencia aos empresários e políticos Carlos Prugner e José D'Angelo.

Exposição: As salas de cinema e a chegada da vida moderna na São Bernardo do Século 20

Realização: Seção de Pesquisa de Documentação, PMSBC

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1325, São Bernardo

Visitação: até 25 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Entrada grátis

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de julho de 1987 - ano 30, edição 6498

INDÚSTRIA – Demanda de caminhões cai 27%; pátios permanecem lotados. Reportagem: Suzete Davi.

MEIO AMBIENTE – Vegetação da Serra do Mar é devastada por praticantes de asa Delta: Reportagem: Marli Barbosa, com fotos de Mauricio Pavan.

SINDICALISMO – Vicente Paulo da Silva assume o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema; substitui a Jair Meneguelli.

SEGURANÇA – Polícia Feminina, 10 anos de serviços à população. Reportagem: Walter Venturini.

Em 20 de julho de...

1917 – A greve geral: vários jornais operários circulam em São Paulo e dão outras cores ao movimento de 100 anos atrás. Alguns casos: "Guerra Sociale", "A Plebe" e "Avanti". Em uníssono, denunciavam a perseguição aos presos políticos.

Já "O Parafuso" aproveitava a grande imprensa para anunciar o seu próximo número: "Leiam sábado, a vitória da fome sobre o governo e sobre os patrões; mais um estrondoso triunfo (hoje seria "furo"), o Banco União faliu, vergonhosamente; sensacional reportagem no Cemitério do Araçá".

n A guerra. Do noticiário do Estadão: discursa o chanceler alemão Michaels Reichstag, afirmando que a Alemanha não combaterá nem mais um dia se obtiver uma paz honrosa; moção de paz aprovada.

Hoje

Dia do Amigo

Dia Pan-americano do Engenheiro

Dia da Descida do Homem à Lua (1969).

Santos do Dia

Apolinário

Aurélio de Cartago

Elias, profeta

Rosa Wang-Hoei

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 20 de julho:

Em Minas Gerais, Aiuruoca, Andrelândia, Camanducaia, Corinto, Natércia, Nova Belém, Piumbi e São Tomás de Aquino

Em Santa Catarina, Balneário Camburiú, Cunha Porã, Frei Rogério, Grão Pará, Ibiam e Iomerê

No Mato Grosso do Sul, Bela Vista

No Paraná, Cafezal do Sul

Na Bahia, Elísio Medrado, Ibicoara, Ibirapuã, Laje, Lamarão e Nova Itarana

No Rio Grande do Norte, Montanhas

Na Paraíba, Pilões

No Tocantins, Recursolândia

Em Goiás, Uruana

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;