Cultura & Lazer Titulo
Enfim, o primeiro quarteto do manacá
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
06/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Dois anos após colecionarem críticas elogiosas da imprensa especializada e notáveis performances em festivais do circuito independente, os cariocas do Manacá lançam o aguardado primeiro CD (EMI, R$ 30, em média). Homônimo ao quarteto, o álbum faz jus ao prestígio conquistado pela banda da cantora e atriz Leticia Persiles, que promove instigante mistura de rock, ritmos brasileiros e música cigana.

Em 2008, quando o grupo arquitetava o lançamento, ela foi convidada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho para atuar como a personagem-título da minissérie "Capitu", baseada no clássico "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e exibida pela Rede Globo. Na época, a intérprete engravidou de Carvalho e deu à luz o menino Ariel.

Leticia garante que questões particulares não interferiram no atraso da chegada do CD às lojas. "Foi horrível para a gente ter de esperar esse tempo todo. Não foi uma decisão nossa, mas da gravadora, porque estivemos sempre aptos para trabalhar. Gravei a minissérie grávida e a banda continuou fazendo shows, independentemente disso", afirma a cantora.

A EMI informou que o adiamento foi iniciativa estratégica definida entre os artistas e a empresa.

SOM E LITERATURA - As citações ao universo literário são marcantes no conceito estético e na proposta musical do Manacá (nome de flor descrita pelo autor paraibano radicado em Pernambuco Ariano Suassuna em Romance da Pedra do Reino). Outra fonte de inspiração é o

Movimento Armorial, que teve o escritor como principal articulador e propôs na década de 1970 o diálogo entre a cultura popular nordestina e erudita.

"Fiz trabalho de pesquisa de campo no interior de Pernambuco e no Ceará quando cursei produção cultural na universidade. Então levei essas referências para o Manacá", explica Leticia.

A qualidade das letras escritas pela vocalista, que toca pandeiro e castanholas, diferencia o grupo no cenário do rock brasuca, em que predomina a superficialidade dos versos. "Ela caminha sobre o teu olhar/O sol aquece todo o seu andar/ E ela se esquece do céu", diz trecho da faixa "Diabo", um dos destaques da bolachinha.

Há mais momentos interessantes como a melodia envolvente de "Lua Estrela", a linha de guitarra de Luiz César Pintoni em Flor de Manacá e a vigorosa "O Galo Cantou".

Fecha o repertório a releitura turbinada por guitarras de "Canto de Ossanha", afrossamba da safra de composições de Baden Powell e Vinicius de Moraes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;