Internacional Titulo
Novo premiê promete fortalecer o Japão
Da AFP
08/06/2010 | 08:53
Compartilhar notícia
Da AFP


O novo primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, prometeu nesta terça-feira transformar o Japão em um país mais vigoroso, restaurar as finanças públicas e conservar a aliança com os Estados Unidos como pedra angular de sua diplomacia.

O premiê, 63 anos, é o quinto chefe de governo que assume o cargo em quatro anos. Ele tem o apoio de mais de 60% da opinião pública, disposta a dar uma segunda chance ao PDJ (Partido Democrata do Japão), apesar da desastrosa expêriencia do governo de Yukio Hatoyama.

Este último, eleito em meados do ano passado frente aos conservadores, no poder há mais de 50 anos, não cumpriu com suas promessas e, em oito meses e meio, acabou com a esperança que os japoneses tinham quanto a ele.

"Creio que é necessário continuar firmemente com o princípio de que a aliança de segurança Japão-Estados Unidos é a pedra angular da diplomacia japonesa", afirmou Kan, depois de conversar por telefone no fim de semana com o presidente norte-americano, Barack Obama.

Em seu primeiro discurso depois do anúncio de seu gabinete, Kan disse que a bolha econômica japonesa explodiu há 20 anos e que o país deve lamentar cerca de 30 mil suicídios anuais. "Quero reabilitar o Japão drasticamente e criar um país vigoroso", enfatizou.

Em um momento em que a dívida pública se aproxima do dobro do PIB (Produto Interno Bruto) , Kan destacou que "reconstruir a saúde financeira é fundamental para a economia japonesa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;