Pierre Cardin, 78 anos, que nao pensa em se retirar do mercado, adora patrocinar obras, concertos e espetáculos de balé. No verao, vai lançar um novo perfume, e mais adiante fará uma apresentaçao de móveis no Museu de Modas de Londres. No próximo mês estará à frente de uma festa em benefício da infância em Los Angeles.
"Adoro meu trabalho e agora vivo para trabalhar, em vez de trabalhar para viver', disse Cardin.
O amplo desfile fez uma nostálgica incursao no passado com desenhos que levavam o selo característico do estilista, como as mangas especiais, cortes engenhosos e meios cintos, além da suntuosidade dos véus vaporosos e ondulantes vestidos de noite.
Foi a primeira genuina mostra de Cardin em vários anos, embora seu principal assistente, Sergio Altieri, tenha dominado suas técnicas e já esteja produzindo luxuosas roupas para o estilista.
Dois modelos de patins, com brilhantes pantalonas jeans e jaquetas reluzentes, lideraram o desfile, lembrando que, embora os desenhos evocassem um passado, Cardin contribuiu nos anos 60 para antecipar a corrente modernista de 2000.
Os coloridos ponchos de tartán, um primoroso capuz vermelho e os soberbos e lisos trajes de noite branco e negros em seda arrancaram aplausos. Os trajes masculinos foram mais ``futuristas' e surpreendentes.
Musculosos modelos de passo displicente exibiram lustrosas pantalonas e botas de couro. Também passearam com jalecos com estranhas protuberâncias de conotaçoes interplanetárias.
Mas os estilos de Cardin foram uma lembrança de que foi ele o primeiro a exibir uma coleçao de modelos masculinos em 1958 com telas sintéticas no estilo dos motociclistas. Esse foi um dos seus impactos na moda.
Cardin foi o primeiro estilista a exibir modelos femininos confeccionados em 1959. Nascido em Veneza em 1922, o entao jovem Cardin começou a conquistar Paris confeccionando modelos com desenhos de Cocteau e aprendendo nas casas de Paquin e Schiaparelli, para logo depois se lançar por sua própria conta.
Seus cortes esculturais arquitetônicos capturaram a imaginaçao e as jaquetas em forma de tulipao, as mangas plissadas e reticuladas, os colares circulares e os sombreros enormes se converteram em seu momento no último grito da moda.
Cardin conquistou o mundo inteiro e fez de sua empresa uma mina de ouro. Estampou seu nome numa ampla gama de produtos que vao desde chocolates a móveis, passando pelo desenho do interior de avioes. Também comprou o restaurante Maxim's, com 19 sucursais quase idênticas no mundo inteiro.
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