Cultura & Lazer Titulo
Pierre Cardin comemora meio século de moda
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 15:11
Compartilhar notícia


Pierre Cardin, o estilista de modas heterodoxo e versátil, abriu os saloes de sua casa para celebrar meio século de alta costura e o sucesso comercial de seus outros negócios. A festa realizada na noite de terça-feira em um edifício alegre e colorido que contrastava com o tom cinzento de um subúrbio ao Norte de París, exibiu uma mostra retrospectiva de fotografias do modista, além de móveis, esculturas e, como nao podia deixar de ser, um desfile de modas.

Pierre Cardin, 78 anos, que nao pensa em se retirar do mercado, adora patrocinar obras, concertos e espetáculos de balé. No verao, vai lançar um novo perfume, e mais adiante fará uma apresentaçao de móveis no Museu de Modas de Londres. No próximo mês estará à frente de uma festa em benefício da infância em Los Angeles.

"Adoro meu trabalho e agora vivo para trabalhar, em vez de trabalhar para viver', disse Cardin.

O amplo desfile fez uma nostálgica incursao no passado com desenhos que levavam o selo característico do estilista, como as mangas especiais, cortes engenhosos e meios cintos, além da suntuosidade dos véus vaporosos e ondulantes vestidos de noite.

Foi a primeira genuina mostra de Cardin em vários anos, embora seu principal assistente, Sergio Altieri, tenha dominado suas técnicas e já esteja produzindo luxuosas roupas para o estilista.

Dois modelos de patins, com brilhantes pantalonas jeans e jaquetas reluzentes, lideraram o desfile, lembrando que, embora os desenhos evocassem um passado, Cardin contribuiu nos anos 60 para antecipar a corrente modernista de 2000.

Os coloridos ponchos de tartán, um primoroso capuz vermelho e os soberbos e lisos trajes de noite branco e negros em seda arrancaram aplausos. Os trajes masculinos foram mais ``futuristas' e surpreendentes.

Musculosos modelos de passo displicente exibiram lustrosas pantalonas e botas de couro. Também passearam com jalecos com estranhas protuberâncias de conotaçoes interplanetárias.

Mas os estilos de Cardin foram uma lembrança de que foi ele o primeiro a exibir uma coleçao de modelos masculinos em 1958 com telas sintéticas no estilo dos motociclistas. Esse foi um dos seus impactos na moda.

Cardin foi o primeiro estilista a exibir modelos femininos confeccionados em 1959. Nascido em Veneza em 1922, o entao jovem Cardin começou a conquistar Paris confeccionando modelos com desenhos de Cocteau e aprendendo nas casas de Paquin e Schiaparelli, para logo depois se lançar por sua própria conta.

Seus cortes esculturais arquitetônicos capturaram a imaginaçao e as jaquetas em forma de tulipao, as mangas plissadas e reticuladas, os colares circulares e os sombreros enormes se converteram em seu momento no último grito da moda.

Cardin conquistou o mundo inteiro e fez de sua empresa uma mina de ouro. Estampou seu nome numa ampla gama de produtos que vao desde chocolates a móveis, passando pelo desenho do interior de avioes. Também comprou o restaurante Maxim's, com 19 sucursais quase idênticas no mundo inteiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;