Cultura & Lazer Titulo Teatro
Tudo em nome do prazer

Com cabelos mais longos, que estão com aplique, e bigode,
Rodrigo Lombardi volta aos palcos para viver Dom Juan

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Nos últimos seis anos, Rodrigo Lombardi fez seis novelas e duas peças. Restaram-lhe somente dois meses de férias. Durante o período de descanso, no fim do ano, chegou a recusar o convite para viver o mito Dom Juan. "Queria ter tempo para viajar, estudar, ficar com a minha família", justifica o ator. "Mas aí pintou uma saudade do teatro e eu encarei".

Com cabelos mais longos (resultado de aplique) e bigode, o ator paulistano voltará aos palcos como o protagonista do espetáculo "Dom Juan", que estreia hoje, no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. "Tenho de me acostumar com o novo visual. Para a composição, é incrível; mas para sair na rua não gosto muito", confessa Lombardi, que rejeita o rótulo de galã, apesar de já ter feito vários personagens que arrancaram suspiros como Raj, de "Caminho das Índias".

Criada por Molière no século 17, a peça recebeu olhar contemporâneo na medida em que o diretor William Pereira fez ligações entre passado e presente. "Existe diálogo através dos séculos. Muitos elementos parecem atuais, inclusive o texto", diz Lombardi.

Na trama, o ator interpreta homem sedutor que vive intensamente para tudo o que lhe dá prazer. Ele vem com provocação pulsante na atualidade ao mostrar a facilidade com que as relações se rompem.

Em debate está a hiprocria. "Se vocês não concordam com o que eu faço, farei como vocês, que fazem o que eu faço, mas mentem", reproduz Lombardi uma das falas do personagem, que se afasta de qualquer regra caso se perceba inserido, mas não titubeia ao usar as normas em seu favor.

Enquanto justifica o pensamento libertário, Dom Juan puxa o tapete do espectador na medida em que mostra as consequências de seu modo de pensar. "Ele é vazio, ausente, desprovido de qualquer pilar", define Lombardi, que não percebe em si qualquer semelhança com o tipo.

Na peça, questiona-se o amar livremente ou o não respeitar as instituições? "A genialidade de Molière é justamente não dar respostas, mas levantar questões", defende o ator, que já tem planos profissionais para o segundo semestre. Lombardi se dedicará ao personagem Theo para a próxima novela de Glória Perez, intitulada "Salve Jorge", que tem estreia prevista para 2013, na Rede Globo.

Dom Juan Teatro. Estreia hoje, às 21h30. No Teatro Raul Cortez - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - São Paulo. Tel.: 3254-1631. Temporada: sexta, às 21h30; sábado, às 21h; e domingo, às 19h. Ingr.: R$ 60 (sexta e domingo) e R$ 70 (sábado). Até 16 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;