Internacional Titulo
Descobridores da condutividade do plástico ganham Nobel de Química
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


O Prêmio Nobel de Química 2000 foi atribuído nesta terça-feira em Estocolmo aos americanos Alan Heeger e Alan MacDiarmid e ao japonês Hideki Shirakawa ``pela descoberta e desenvolvimento dos polímeros condutores', anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia.

Os três cientistas foram premiados por ``sua descoberta revolucionária de que o plástico pode, depois de certas modificaçoes, ser um condutor elétrico', destaca a Academia em seus argumentos.

As pesquisas dos três cientistas, que transformaram os polímeros condutores num ``campo de pesquisa de capital importância' para os químicos e os físicos, desembocaram em aplicaçoes práticas importantes, agregou.

Polímeros semicondutores foram recentemente preparados para os diodos (válvulas eletrônicas) dos transístores, assim como para os visores dos telefones celulares e as telas dos televisores miniaturizados.

Heeger, 64, nascido em Sioux City (Iowa), é professor de física e diretor do Instituo dos Polímeros e sólidos orgânicos da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara.

Alan MacDiarmid, 73, nasceu em 1927 em Masterton (Nova Zelândia), mas tem nacionalidade americana. É profesor de Química da Universidade da Pensilvania.

Hideko Shirakawa, 64, nascido em 1936 em tóquio, é professor de química no Instituto de Ciências dos Materiais da Universidade de Tsukuba (Japao).

Esta é a 91ª vez que o Nobel de Química é atribuido. Os Estados Unidos encabeça a lista de premiados, com 46 laureados, seguido da Alemanha (27) e da Gra-Bretanha (25).

Trata-se da segunda vez que um japonês recebe este prêmio, depois do recebido em 1981 por Kenichi Fukui, que o compartilhou com o americano Roald Hoffmann.

Os três premiados dividirao os nove milhoes de coroas suecas (cerca de um milhao de dólares) com que a Fundaçao Nobel dota cinco dos seis prêmios criados por Alfred Nobel em seu testamento.

O rei Carl Gustaf da Suécia os entregará na cerimônia oficial que acontece, todo ano, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nóbel, falecido em 1896 em San Remo (Itália).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;