Cultura & Lazer Titulo
Oscar tende a premiar estrelas consagradas
Do Diário do Grande ABC
23/03/2000 | 12:19
Compartilhar notícia


Recém-chegados e veteranos profissionais da sétima arte disputam este ano o Oscar de interpretaçao, mas a história demonstra que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem uma inclinaçao pelas estrelas consagradas.

A ediçao 2000 do Oscar, com uma variedade de estrelas e rostos praticamente desconhecidos, promete ser uma das mais abertas dos últimos tempos. Nada encarna melhor o ``conflito de geraçoes' do que as quase sete décadas que separam o mais idoso dos candidatos, Richard Fansworth, 79 anos, do mais jovem, Haley Joey Osment, 11 anos.

``Espero poder continuar sendo um ator durante toda minha vida, até que seja tao velho quanto ele', diz o sorridente menino de grandes olhos azuis.

Apesar da pouca idade, Osment nao é o mais jovem finalista da história do Oscar. A honra pertence a Justin Henry, que foi finalista com só oito anos de idade, pelo papel em ``Kramer vs Kramer' (1979). No outro extremo, Richard Farnsworth, reconhecido pelo papel de septuagenário em ``The Straight Story', é o mais idoso indicado ao prêmio de melhor ator, recompensa por uma carreira iniciada em 1938.

Nesta categoria, entretanto, duas estrelas consagradas dominam a competiçao: Kevin Spacey e Denzel Washington. Os dois já têm um Oscar de melhor ator coadjuvante e o segundo está na sua quarta indicaçao ao Oscar.

Entre as mulheres, Meryl Streep lidera com a autoridade de quem já teve doze indicaçoes e levou duas estatuetas para casa, mas os eleitores da Academia podem preferir outra amiga de longa data: Annete Benning (de ``Beleza Americana'), que, aos 41 anos, também tem uma importante trajetória.

A palavra mágica para o Oscar nao parece ser talento puro. Ser candidato reincidente, ter uma carreira sólida, bom comportamento e respeito pelos colegas sao qualidades tao importantes quanto o talento.

``A Academia ama o profissionalismo sério e respeitado. Querem homens com dignidade e mulheres com decência', disse o crítico e escritor David Thomson. A Academia reúne 5.600 profissionais de diversas áreas da indústria (atores, produtores, diretores, roteiristas), um grupo de idade avançada e geralmente conservadores nas suas opinioes.

``A média de idade da Academia deve ser de 111 anos. É uma classe dirigente muito aburguesada e de eleitores muito velhos', diz um dos membros da própria Academia, o agente Marty Bauer. O resultado é que a consagraçao raramente chega para atores jovens. Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade Pace e publicada na revista Psycology Reports mostrava que a média de idade de dos atores premiados era de 45,6 anos para homens e 40,3 para mulheres.

``A Academia respeita o talento e a vontade de correr riscos', diz o produtor David Foster.

``Mas nao se esqueçam que os eleitores da Academia sao gente rígida e que aprecia as pessoas que trazem um pouco de classe para a profissao'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;