Política Titulo
Luiz Marinho usa petistas de Santo André
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
13/11/2008 | 09:58
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), utilizará a experiência de pessoas oriundas da administração de Santo André no processo de transição com o atual governo de William Dib (PSB). Três dos cinco integrantes da equipe petista que trabalhará até o fim do ano em busca de informações da Prefeitura já atuaram no governo da cidade vizinha. O anúncio foi feito ontem, no Paço de São Bernardo, após o primeiro encontro de Marinho com Dib após a eleição.

Depois de uma reunião reservada de uma hora e 23 minutos com o atual chefe do Executivo, o futuro gestor da cidade divulgou o time de transição. O trabalho será coordenado pela subchefe da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, que está de férias do cargo e ficará "de 30 a 40 dias colaborando", segundo Marinho. Ela foi a primeira mulher do prefeito de Santo André Celso Daniel (morto em 2002) e comandou a Secretaria de Inclusão Social e Habitação da Prefeitura de Santo André.

Os outros dois componentes ligados à cidade atualmente dirigida por João Avamileno (PT) são Nilza Oliveira, mulher de Luiz Marinho e ex-diretora de Planejamento Participativo da administração andreense, e Maurício Mindrisz, ex-secretário-adjunto de Governo. Completam a equipe do prefeito eleito na transição o advogado Luiz Fernando Teixeira Ferreira, responsável pela área jurídica na campanha petista, e o vereador de São Bernardo Wagner Lino (PT), que não conseguiu se reeleger.

Marinho ressaltou que o critério de escolha foi estritamente técnico. "A nomeação deles agora não significa que participarão do governo", frisou.

TRANQÜILIDADE - A primeira visita de Luiz Marinho ao Paço de São Bernardo como prefeito eleito e o encontro com o atual comandante da cidade William Dib transcorreram de maneira tranqüila. Os dois até se abraçaram. Durante boa parte da sessão de fotos, permaneceram sorridentes. Nem de longe lembrou o clima eleitoral.

Durante os quase quatro meses de campanha, as chapas governista e oposicionista protagonizaram fortes ataques mútuos. O petista chegou a afirmar que Dib corria o risco de ser considerado "o pior prefeito que São Bernardo já teve". Ontem, porém, prevaleceu a conduta pacífica. Marinho referiu-se ao atual prefeito como "doutor Dib" e ao chefe de gabinete do socialista como "nobre secretário Osmar Mendonça, mais conhecido como Osmarzinho pelos íntimos".

Sem falar com a imprensa, Dib nomeou Osmar Mendonça para ser o interlocutor do governo durante o processo de transição. A orientação é para que sejam atendidas todas as solicitações da equipe de Luiz Marinho. "Faremos uma transição tranqüila para o bem da cidade, para que o município não sofra", destacou Osmar, que se reunirá hoje, às 16h, com o quadro petista.

Na inauguração do período transitório, Marinho não levou nenhuma informação do atual governo. Dados "corriqueiros" como contratos em andamento, situação de caixa da Prefeitura, pagamentos e condições de serviços estarão na pauta da equipe de transição. "São preocupações naturais. É como trocar o pneu de um carro andando", comparou o petista.

A partir de agora, as tratativas ocorrerão entre o grupo de trabalho de Marinho e os agentes da administração e não há previsão para novo encontro entre o futuro e o atual chefe do Executivo. "O processo de transição não significa a substituição da gestão antes do dia 1º de janeiro. Até dia 31 de dezembro temos um único prefeito na cidade, que se chama doutor William Dib", completou Luiz Marinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;