Internacional Titulo
Nova técnica evita transmissao da anemia falciforme
Do Diário do Grande ABC
11/05/1999 | 15:10
Compartilhar notícia


Um casal afetado de anemia falciforme, enfermidade hereditária, conseguiu ter dois filhos em perfeito estado de saúde graças a uma técnica que combina exames genéticos e fecundaçao in vitro, informa a Revista da Associaçao Médica Americana, que aparecerá nesta quarta-feira.

A equipe do médico Kangpu Zu, da Universidade Cornell, em Nova York, utilizou testes de detecçao para determinar a presença desta grave forma de desordem sanguínea em vários embrioes fecundados in vitro, antes de reimplantá-los no útero da mae.

Dos sete embrioes dos que dispunham, os médicos detectaram quatro que nao estavam afetados pela doença. Três deles foram reimplatados no útero da mae, 34 anos, que, 39 semanas mais tarde, deu à luz a dois gêmeos em perfeito estado de saúde.

Esta conquista - uma novidade, segundo os médicos americanos - ``demonstra que esta técnica pode ser um instrumento eficaz para os casais portadores (da enfermidade) que desejam ter um filho sadio e querem evitar abortar no caso de o feto estar afetado', escrevem os pesquisadores. Entretanto, os médicos frisam que este procedimento é muito caro, e que há poucas possibilidades de que se converta numa alternativa real às tradicionais provas de detecçao pré-natais.

A anemia falciforme é uma doença do sangue relativamente comum, cujos sintomas sao fortes dores e elevados riscos de sofrer infecçoes e acidentes vasculares cerebrais potencialmente mortais. Esta desordem genética se transmite de pais a filhos na metade dos casos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;