Política Titulo Primeira parceria
PSDC fecha apoio ao PSDB em Mauá

Partido adere ao projeto tucano, que pode ter candidato próprio ou caminhar com Vanessa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/03/2012 | 07:43
Compartilhar notícia


Ainda sem definir se lançará candidato próprio à Prefeitura de Mauá, o PSDB fechou aliança com o PSDC, partido que tem como principal representante o vereador Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho. A legenda é a primeira a aderir ao projeto tucano na cidade, que pode ter o também parlamentar Edimar da Reciclagem como postulante ao Paço e não descarta aliança com a deputada estadual Vanessa Damo, pré-candidata do PMDB ao Executivo mauaense.

A parceria foi praticamente selada após reunião entre Betinho, que também preside o PSDC em Mauá, e Márcio Canuto, mandatário do PSDB no município. O acordo também vai envolver coligação proporcional para candidatos a vereador, possibilitando aumento na chapa. A oficialização sairá na semana que vem.

No encontro, Betinho pontuou que o ideal seria o lançamento de candidatura própria pelo PSDB. Os tucanos estão em dilema interno por conta do pedido de prévias protocolado por Ronaldo Ferreira dos Santos, o Lalau. A requisição está em análise na executiva estadual do PSDB. O diretório municipal afirma que Lalau não tem legitimidade para concorrer internamente contra Edimar, já que não conseguiu colher 180 assinaturas de militantes para se ratificar como pré-candidato. Já o postulante diz ter aval da maioria dos integrantes do diretório da cidade.

"O PSDB, após o PT, é o partido que mais consegue voto de legenda. Tem potencial eleitoral e seria importante ter candidato", avaliou Betinho. "E, se tiverem mesmo candidato próprio, o PSDC entra na discussão de indicação da vice deles", recomendou o democrata-cristão. Hoje, o posto de vice está nas mãos do presidente de honra do Instituto Henfil, Mateus Prado (PSDB).

Canuto foi mais comedido ao falar sobre voo solo em Mauá. Apesar de nutrir a discussão sobre a chapa Edimar e Mateus, o tucano admitiu que há negociações em andamento com Vanessa para fortalecimento do projeto de oposição à administração de Oswaldo Dias (PT). Com esse cenário, o PSDB indicaria o vice de Vanessa - provavelmente Edimar. "O mais importante é que o PSDC decidiu dar esse apoio independentemente do que acontecerá na eleição. Reforça nosso projeto", discorreu.

Sobre as prévias, Canuto afirmou estar preparado caso a executiva estadual entenda pela legitimidade dos argumentos de Lalau. O parecer do tucanato paulista tem de ser efetuado até amanhã, já que a eleição interna do PSDB de Mauá está marcada para domingo. "Estamos preparando as prévias. Apesar de eu não reconhecer o documento que ele (Lalau) diz ter." 

Três nomes se apresentam como pré-candidatos no PDT 

O PDT tem três pré-candidatos a prefeito de Mauá. O vereador Cincinato Freire, o diretor da Santa Casa mauaense Odair Marcos Branco e o empresário Edson Agnello se colocaram à disposição da legenda para projeto próprio. A sigla engloba a base do prefeito Oswaldo Dias (PT) e ocupa o comando da Secretaria de Educação, com Margaret Freire, mulher de Cincinato.

A possibilidade de candidatura própria foi evidenciada na semana passada, quando Cincinato até alfinetou a administração, dizendo que sua mulher "não mandava nada na Educação." A assessora especial da Pasta, Lairce Rodrigues, é tida como a titular da secretaria.

"Vemos que as candidaturas colocadas estão próximas de se unir. Podemos ser o segundo projeto da base", revelou Cláudio Donizeti, presidente do PDT. As candidaturas referidas pelo pedetista são de Ozelito José Benedito (PTB), Edimar da Reciclagem (PSDB), Chiquinho do Zaíra (PTdoB) e Paulo Bio (PV), que negociam frente única na eleição.

O nome mais forte para protagonizar a intenção do PDT é de Cincinato, que não descarta tentar renovar seu mandato na Câmara. Sem o parlamentar, Branco e Agnello disputariam a preferência do diretório. Empresário em Mauá, Agnello é bastante ligado a Nilson Bonome (PMDB), também empresário da cidade, ex-homem-forte no governo de Aidan Ravin (PTB) em Santo André e candidato à Prefeitura andreense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;