Internacional Titulo
Tribunal impede peregrinação de judeus à cidade no Egito
Das Agências
06/09/2001 | 13:35
Compartilhar notícia


Um tribunal egípcio anulou o estatuto de lugar turístico que o Ministério da Cultura havia concedido ao túmulo de um rabino em Damituh, no Norte do país. A decisão pode significar a proibição da peregrinação de judeus que é feita anualmente para o local.

O tribunal administrativo da Alexandria respondeu favoravelmente a um pedido dos habitantes de Damituh, que reivindicaram a anulação do estatuto de lugar turístico do túmulo do rabino Yaacov Abú Hatzira. Os habitantes também pediram que o túmulo seja retirado do Egito.

Yaacov Abú Hatzira foi um célebre rabino no Sul do Marrocos, no século XIX. Instalou-se na cidade de Damanhur, perto de Damituh, e foi o chefe da comunidade judaica local, venerado pelos milagres atribuídos a ele tanto por judeus, como por muçulmanos.

Há cinco anos um advogado egípcio reclama que seu túmulo seja demolido ou transferido para Israel. A imprensa local já realizou várias campanhas contra a peregrinação ao local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;