Cultura & Lazer Titulo
Disney estréia ambicioso projeto com 'Dinossaur'
Do Diário do Grande ABC
18/05/2000 | 15:27
Compartilhar notícia


Com a aventura pré-histórica e virtual ``Dinosaur', um dos filmes mais caros da história, a Disney faz, nesta sexta-feira, uma espetacular estréia na era do cinema digital.

``Dinosaur' é uma aposta arriscada do estúdio, que há mais de seis décadas reina sem competidores na área da animaçao tradicional. Este nao é apenas um filme e sim um ambicioso projeto produzido simultaneamente com um estúdio ultramoderno, ``The Secret Lab', com o qual a Disney visa agora também competir no incipiente mercado digital.

O filme, que une de maneira prodigiosa imagens geradas por computador com imponentes paisagens reais filmadas na Califórnia, Venezuela, Austrália e Havaí, transporta adultos e crianças para um mundo até agora inexplorado.

Ambientado há 65 milhoes de anos, durante o período cretáceo, ``Dinosaur' narra as aventuras de um iguanodonte separado de seu espécie e criado por uma família de lêmures, em uma ilha paradisíaca.

Quando uma devastadora chuva de meteoritos se abate sobre seu mundo, o jovem Aladar consegue escapar e se encontra pela primeira vez com outros dinossauros, com os quais deverá aprender a sobreviver aos inúmeros perigos que o cercam.

Uma impressionante seqüência sobre o tortuoso percurso do enorme ovo roubado - do qual logo sai o protagonista - entre hordas de dinossauros serve de prelúdio para 84 minutos de puro deleite visual. ``É uma festa para os olhos, um espetáculo pré-histórico cujas selvagens e exaltadoras imagens invadirao seus sonhos', afirma a revista Newsweek.

Para levar para as telas este ambicioso projeto foram necessários quase seis anos de trabalho, uma equipe de 900 pessoas, centenas de novos programas informáticos criados especialmente para o filme e 3,2 milhoes de horas de processamento de imagens. No final, todos os elementos do filme, que conta com mais de 1.300 efeitos especiais, ocuparam 70 mil CD Rom.

Evidentemente, este tipo de projeto tem um preço e a grande incógnita na meca do cinema é a quanto vai chegar a fatura final, estimada, até o momento, em US$ 200 milhoes.

Mas os responsáveis da Disney tentaram dar pouca importância à questao financeira: ``O que conta é o investimento em tecnologia, o investimento na história e o investimento em nosso negócio, a animaçao', declarou, ao Los Angeles Times, o chefe dos estúdios Disney, Peter Schneider. ``Ao final do dia, o que importa é o que está na tela, nao o que custou'.

Os especialistas, no entanto, pressagiam um bom futuro comercial para ``Dinosaur' nesta recém-iniciada temporada de verao, uma das mais competitivas dos últimos anos.

Segundo o jornal Daily Variety, o filme ``parece destinado a virar uma das duas ou três produçoes de maior bilheteria da história da Disney'. Até hoje, o maior êxito do estúdio é ``O rei leao', que gerou US$ 1 bilhao nas bilheterias, na venda de vídeos e outros produtos associados desde sua estréia em 1994.

``Dinosaur', dirigido por Ralph Zondag e Eric Leighton, coincide com uma volta da 'dinossauromania', sete anos depois da primeira febre desatada pela estréia do filme de Steven Spielberg, ``Parque Jurássico'.

Mas ao contrário deste último e como a Disney continua sendo a Disney, os dinossauros têm agora o dom da palavra. A produtora do filme, Pam Marsden, recordou recentemente, na Newsweek, que, entre os membros da equipe, havia quem também quisesse fazê-los cantar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;