Economia Titulo
Greespan diz que mercado americano sofre forte concorrência
Do Diário do Grande ABC
13/04/2000 | 13:18
Compartilhar notícia


O presidente do Fed, Alan Greenspan, afirmou que os mercados acionários norte-americanos, que durante muito tempo causaram inveja no mundo, vêm enfrentando enorme competiçao dos novos sistemas de operaçoes automotizadas.

As várias empresas financeiras aos quais eles servem "sinalizam que nossas Bolsas podem brevemente tornarem-se nao-competitivas e que sua liquidez centralizada poderá ser levada para outros mercados, presumivelmente mais automatizados", comentou.

O preço de uma cadeira na Bolsa de Valores de Nova York em relaçao a média de preço/lucro das açoes da Nyse pouco se alterou nos últimos quatro anos, afirmou Greenspan, implicando em incertezas sobre o futuro do pregao viva-voz.

Greenspan demonstrou preocupaçao de que os mercados norte-americanos tradicionais podem tornar-se nao-competitivos no curto-prazo, mas se mostrou contrário a um sistema comandado pelo governo para centralizar as ordens das açoes.

"Tenho receio em relaçao a introduçao de sistemas comandados pelo governo pra qualquer forma de centralizaçao de ordens", afirmou o presidente do Fed ao comitê bancário do Senado.

Greenspan nao comentou sobre política monetária. Algumas das maiores corretoras de Wall Street sugeriram recentemente que um sistema de centralizaçao das ordens seria benéfico, diante da elevada proliferaçao dos sistemas de operaçoes computadorizadas e a SEC (Securities and Exchange Commission), CVM norte-americana, solicitou comentários se tal sistema seria desejável.

Greenspan alertou contra qualquer pressao do governo para a criaçao de tal sistema, afirmando que "poderia tornar-se obsoleto antes da conclusao da metade do processo de seu planejamento".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;