Política Titulo
Campanha foi marcada por ‘Papai Noel’ e ‘Maricota’, diz Ciro
Do Diário OnLine
27/09/2002 | 15:53
Compartilhar notícia


O candidato da Frente Trabalhista à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou, nesta sexta-feira, que a campanha eleitoral foi marcada por “Papai Noel” e “Maricota”, referindo-se às promessas e às fofocas dos candidatos. A declaração foi feita durante a série “Presidenciáveis no Estadão”, promovida pelo Grupo Estado. Ciro foi o último candidato a participar do evento.

Suas críticas foram direcionadas principalmente ao PSDB e à campanha do candidato José Serra, em razão dos ataques de que têm sido alvo. "Eu era o garoto prodígio da política brasileira e, quando rompi com eles (PSDB) virei o novo Collor. Ainda bem que eles não dizem que sou corrupto ou incompetente, falam apenas que sou pavio curto, esse tipo de coisa."

Ciro também criticou a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso, afirmando que a economia brasileira “está indo para o vinagre”. Ele citou como exemplos o crescimento do número de falências e concordatas e a falta de emprego. "A economia brasileira está indo para o vinagre e a inflação está batendo à porta."

Na avaliação do candidato, FHC praticou uma política cambial equivocada para viabilizar sua reeleição. Ele disse que rompeu com o governo quando “artificializaram” o preço do dólar e fizeram a banda cambial.

Ainda de acordo com Ciro, o déficit da Previdência Social "é um rombo crescente que vai engolir 100 % por cento do Tesouro Nacional". Ele afirmou que os fatores que estão quebrando a Previdência são “a demografia, pois a população está envelhecendo, a informalidade brutal da economia brasileira, e malversação do acervo previdenciário, que é malcuidado.”

O candidato também previu que faltará energia elétrica em 2004, independentemente de quem for o presidente. Segundo ele, o nível de investimento no país está mais baixo hoje do que na época da Segunda Guerra Mundial.

Sobre segurança pública, Ciro defendeu que o governo federal combata o crime organizado. Ele informou que, se eleito, vai tornar federais os crimes de narcotráfico, lavagem de dinheiro, contrabando de armas, corrupção na administração pública, delitos cometidos por policiais civis e militares e seqüestros.

Ciro defendeu a construção de presídios federais de segurança máxima pequenos, longe das grandes cidades.

Plano de governo- A Frente Trabalhista divulgou na tarde desta sexta o texto definitivo do programa de governo Ciro Gomes. O evento aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Entre as propostas estão a profissionalização do Banco Central e a realização de uma reforma agrária sem violência. O candidato disse ainda que é impossível o país voltar a crescer com a dependência que tem do capital externo.

O ex-governador do Ceará ainda aproveitou a oportunidade para criticar o programa de governo do PT, que não responderia às questões que se colocam ao país neste momento de crise econômica mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;