Internacional Titulo
Arqueólogos descobrem cidade suméria de 4.700 anos
Das Agências
21/03/2001 | 14:11
Compartilhar notícia


Arqueólogos iraquianos descobriram recentemente os vestígios de uma cidade suméria de 4.700 anos de idade e que conteria o que pode ser o mais antigo cemitério do mundo.

A cidade, que possui ruínas do período sumério (2700 a.C.), foi descoberta na região desértica de Um al Aqareb, 300 km ao Sul de Bagdá.

O chefe da equipe de arqueólogos que realizou a descoberta, Haydar Abdelwahed, indicou que ‘‘os vestígios testemunham que a cidade se estendeu em mais de seis quilômetros quadrados’’. ‘‘As escavações, iniciadas em 1999, já permitiram encontrar inúmeras vivendas, um templo e um imenso cemitério’’.

Abdelwahed acrescentou que o sítio foi alvo de saques durante a guerra do Golfo. ‘‘Cerca de 4 mil peças arqueológicas foram roubadas e os traficantes levaram parte desse acervo para a Turquia’’, denunciou.

‘‘O cemitério contém milhares de túmulos que datam de 2300 a 2060 a.C., o que significa que é o mais antigo cemitério da história’’, declarou Abdelwahed. ‘‘Encontramos esqueletos de homens, mulheres e crianças’’, precisou.

‘‘A equipe também descobriu vasilhas de barro, estatuetas, tinas, vasos, colares e outros objetos, como facas e machados’’, acrescentou.

‘‘O palácio, com uma superfície de 2.500 metros2, está rodeado por uma muralha de 2,5 metros de extensão’’. Em um de seus cômodos, ‘‘que provavelmente pertencia a um príncipe, há uma estátua de pedra que representa um carneiro de 50 cm de altura’’, prosseguiu o arqueólogo.

Por sua parte, o diretor do Departamento de Arqueologia do Governo, Donni George, estimou que ‘‘esta descoberta, que se acrescenta aos tesouros arqueológicos do Iraque, é um acontecimento importante porque proporciona novos conhecimentos sobre a época suméria’’.

‘‘A cidade, cujo nome não se conhece, provavelmente era um centro administrativo e de cultura, já que tinha um templo, um palácio e uma torre escalonada do tipo zigurate e um grande cemitério’’, explicou.

O templo mede sete metros de altura, e está flanqueado pela torre do tipo zigurate, edifício piramidal escalonado que tem um santuário na cúpula.

A cidade descoberta se encontra 120 km ao norte do sítio arqueológico de Ur, que foi a mais importante cidade suméria da Mesopotâmia.

Segundo a tradição, Ur, situada às margens do Eufrates, é a cidade natal de Abraão. Nela se encontra a célebre Zigurate (2113-2096 a.C.) de três níveis e 17,25 metros de altura.

Segundo cifras oficiais, o Iraque conta com mais de 10 mil sítios arqueológicos, a maioria dos quais ainda não escavados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;