Cultura & Lazer Titulo
Maria Bethânia comemora aniversário no palco
Do Diário do Grande ABC
19/06/1999 | 17:53
Compartilhar notícia


Maria Bethânia, a filha mais famosa de Santo Amaro da Purificaçao, em Salvador, fez 53 anos cantando no palco do Palace, em Sao Paulo. Era a mesma Bethânia, voz grave e forte, entregando-se intensamente a cada música, e o mesmo show. Mas ela parecia mais inspirada que o normal, apesar de tratar dessa passagem de mais um ano de vida como algo comum. ``Estou acostumada a comemorar aniversários estando no palco. É natural', disse.

Bethânia afirmou que nao há fórmula para manter sua vitalidade intacta. ``Meu segredo é manter o respeito ao público e eu acho que a energia que ele me transmite é o que me alimenta', filosofou. Ela fechou neste final de semana a temporada de divulgaçao na capital paulista de seu CD Força que nunca seca. Mas a produçao e os músicos nao deixaram passar em branco o aniversário da cantora, na sexta-feira (18), e prepararam uma surpresa para depois do bis.

Teve o tradicional Parabéns a Você, acompanhado efusivamente pela platéia, e uma chuva de pétalas de rosas caiu sobre ela. Em um espaço anexo ao camarim reuniram-se amigos, convidados especiais e fas, dividindo espaço com uma mesa com dois bolos e champanhe. Eram ambos cobertos com glacê, mas diferentes nos formatos: um deles pareceia uma caixa redonda de presente com um laço e o outro o desenho de uma sereia. Este foi o escolhido por ela para ser cortado primeiro.

Bethania resistiu bravamente ao empurra-empurra e ao calor do lugar - o espaço era muito estreito e muitos queriam abraçá-la, beijá-la, entregar presentes ou trocar poucas palavras (impossível mais do que isso). Bem-humorada, ela atendeu aos fotógrafos e distribuiu sorrisos. Ficou evidente que adora aniversário. Ergueu um brinde a dona Canô no replay da cançao de aniversário. Caetano Veloso nao compareceu porque está em turnê pelo Brasil. Mas estiveram na festa os irmaos Roberto e Nicinha. Bethânia nao comeu bolo, mas tomou uma taça de Moet & Chandon. Parecia exausta.

O cantor Chico César também foi abraçar a cantora e fez coro aos contentes de plantao. Tinha bons motivos. ``Ela é a aniversariante, mas eu sinto-me presenteado', avaliou, referindo-se à inclusao de sua música como faixa-título do CD. ``Tive o privilégio de ter as cançoes Onde Estará o Meu Amor e Invocaçao incluídos no Ambar, em 1996', alegrava-se.

Eduardo e Marta Suplicy estiveram presentes à comemoraçao. Eles nao conheciam as músicas do show, mas fizeram muitos elogios à produçao. ``Maria Bethânia quebra todos os estereótipos, seu jeito e estilo sao únicos', lembrou a deputada, candidata do PT à prefeitura de Sao Paulo. ``Ela tem a ver com minha história de vida, com valores que prezo, como a busca do amor, a defesa da liberdade e da vida', completou Eduardo.

A cantora Zizi Possi também foi levar seu carinho à amiga. ``Sinto grande afeto por ela, considero-a uma irma', comentou. Zizi alegou que nao havia escutado o CD em virtude de estar viajando constantemente ao exterior a trabalho. Depois de assistir ao show, Zizi disse que Bethânia continua mostrando sua profundidade pela música. ``Ela toca nossa alma, é um alimento para as almas sensíveis', salientou.

O diretor José Possi Neto, que dirigiu a cantora no show dos 25 anos - o que os manteve unidos por três anos - lembrou que Bethânia introduziu um novo tipo de canto e comportamento na MPB. ``Ela foi um guia para mim, a ponto de eu me mudar para a Bahia. Neste show, ela está mais linda, mais depurada', analisou. Ele está trabalhando na direçao do show de Gal Costa, que estreará em setembro em Sao Paulo.

O apresentador Serginho Groismann, do Programa Livre, do SBT, esteve no Palace por dois motivos. Pelo aniversário da cantora e a trabalho. ``Vim para me divertir, mas estou coordenando as gravaçoes de algumas músicas para um especial. Já fizemos uma entrevista com ela no hotel. Eu gostaria que ela fosse ao estúdio, mas ela é avessa à TV', definiu.

Ele contou que já havia ouvido o CD inteiro e gostado de absolutamente tudo. ``Ela é uma das maiores intérpretes do Brasil e sua especialidade é o show. Ouvi-la é bom, vê-la é melhor ainda', revelou. Ele recordou a polêmica causada pela escolha de Nao vou Negar, de Zezé di Camargo, para fazer parte do repertório. ``A polêmica é boa, mexe com o mundo musical. Eu gostei da interpretaçao e dos arranjos', disse. Com certeza, ele nao foi o único. O Palace veio abaixo logo aos primeiros acordes da cançao e o público acompanhou a música do início ao fim.

Estiveram no Palace:

Maria Gabriela ``Tudo que Bethânia faz é maravilhoso. Ela é um marco, uma cantora excepcional e um exemplo de mulher. Sou do interior e o primeiro show que vi em Sao Paulo foi justamente o de Bethânia: o Rosa dos Ventos.'

Hortência ``Ela canta o amor, o romantismo, é sinônimo de paixao.'

Wanderléia (a ternurinha) ``Ela é uma diva. Amada, aclamada, um talento reconhecido pela grandiosidade do seu trabalho. Adoro Bethânia pela intimidade a que ela nos remete. Parece que está cantando no nosso ouvido. Outro aspecto importante é sua teatralidade, que torna seu espétaculo especial, que arrepia e emociona.'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;