Economia Titulo
Número de empresas falidas no Japão se aproxima de recorde
Da AFP
15/10/2002 | 13:53
Compartilhar notícia


O número de empresas falidas no Japão no semestre de abril a setembro foi de 9.642, nível que se aproxima do recorde de firmas que quebraram após a segunda guerra mundial, anunciou nesta terça-feira o centro privado de pesquisas Teikoku Databank.

O passivo deixado por essas empresas foi de US$ 50 bilhões, segundo o centro de pesquisas. "Os graves efeitos da deflação no Japão se fizeram sentir ainda no transcurso do primeiro semestre do exercício", comentou Teikoku Databank em um comunicado.

"As preocupações relativas às empresas em dificuldades aumentaram o temor dos bancos, que lutam para recuperar seus maus créditos", assinalou o centro, acrescentando que a aceleração das falências de empresas no começo do primeiro semestre e a queda recente das cotações alimentaram as inquietações acerca da estabilidade do setor bancário.

Segundo especialistas, essas inquietações provocaram uma redução da atividade econômica no Japão.

O índice de referência da bolsa de Tóquio, Nikkei-225, caiu na quinta-feira passada ao seu mais baixo nível dos últimos 19 anos por causa dessas inquietações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;