Cultura & Lazer Titulo
Cine Bijou reabre também como teatro
Rení Tognoni
Da Redaçao
04/10/1999 | 19:07
Compartilhar notícia


  O antigo Cine Bijou, localizado na praça Roosevelt, em Sao Paulo, será reaberto nesta terça, após quatro anos inativo, com o novo nome Cine Teatro de Arte Recriarte Bijou. O prédio foi arrendado pelo ator Gabriel Catellani por seis anos para abrigar, além dos tradicionais filmes de arte do Bijou, também peças de teatro.

Catellani faz o monólogo O Senhor dos Girassóis, sobre a vida do pintor Vincent Van Gogh. É o espetáculo de estréia do novo Bijou, com apresentaçao nesta terça, somente para convidados, e para o público em geral a partir de quinta. A peça, sob direçao de Juçara Morais, é baseada nas cartas de Van Gogh ao seu irmao Théo.

Segundo Catellani, a intençao é colocar em cartaz pelo menos três peças por noite no Bijou, em horários alternativos. Neste fim de semana, por exemplo, além de O Senhor dos Girassóis, estréiam o musical Bar da Noite, de Ricardo Leite, à 0h, e a peça O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, à 1h.

A programaçao cinematográfica, que fez do Bijou um ponto de encontro de intelectuais nas décadas de 60 e 70, também será relembrada numa mostra de clássicos do cinema. Na quarta, o filme O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman, abre o ciclo, que vai até novembro. Toda semana será exibido um longa diferente. No programa estao Juventude Transviada, de Nicholas Ray, com James Dean, e Noite de Reis, de Trevor Nunn.

Para retomar o clima dos tempos áureos do Bijou, Catellani também resgatou profissionais já esquecidos nos dias atuais, como o lanterninha e o baleiro de cinema, e trouxe de volta o projecionista Nelson Soares, que trabalhou durante 30 anos no espaço. "Ele é um apaixonado por cinema e estava trabalhando como vendedor de peças de carro", diz.   

O projeto de restauro do Cine Teatro de Arte Recriarte Bijou é do arquiteto andreense Augdan de Oliveira Leite, que mesclou elementos originais do cinema da década de 60 a acessórios futuristas.

O Senhor dos Girassóis - Monólogo da Companhia Recriarte de Artistas Urbanos. Dir.: Juçara Morais. Com Gabriel Catellani. Terça, às 21h, somente para convidados. Estréia quinta-feira para o público em geral. No Cine Teatro de Arte Recriarte Bijou - praça Franklin Roosevelt, 172, Sao Paulo. Tel.: 257-2264. Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;