Cultura & Lazer Titulo
Autor de 'O pequeno príncipe' completa centenário
Do Diário do Grande ABC
24/02/2000 | 13:18
Compartilhar notícia


Inúmeras homenagens ao escritor e pioneiro da aeronáutica Antoine de Saint Exupéry estao previstas, tanto na França quanto no exterior, por ocasiao do centenário de nascimento do autor de ``O pequeno príncipe'.

O centro cultura de Sao Rafael (Sudeste da França) inaugurará, no dia 20 de março, a exposiçao ``Du vent, du sable et des étoiles' (Vento, areia e estrelas), que será levada posteriormente para a Suíça, Uruguai e Dinamarca.

Um aviao transportará a exposiçao de Sao Rafael para Paris, onde o aparelho será batizado oficialmente de ``Cidade de Paris'. Depois disso, o ``Cidade de Paris' irá, no dia 29 de junho, para Lyon (centro-este da França), depois para Hannover, Barcelona, Casablanca, Cap Juby (Mauritânia), Buenos Aires e Santiago do Chile.

A aventura do ``Cidade de Paris' prosseguirá seu giro ao redor do mundo para terminar na França, em abril de 2001.

Em março próximo a Fundaçao Saint-Exupéry e a editora francesa Gallimard organizam um concurso nacional sobre o tema ``O pequeno príncipe', válido para crianças entre 8 e 15 anos.

Em Paris, também será organizada, de 13 de abril a 9 de maio próximos, uma homenagem a Simone, a irma de Saint-Exupéry, por ocasiao da publicaçao de suas memórias.

O aeroporto parisiense de Le Bourget reunirá os aficionados por avioes para que participem do troféu Saint-Exupéry, nos dias 6 e 7 de maio.

Antoine de Saint Exupéry, que faleceu em 1944, foi um pioneiro da aviaçao e protagonista de uma das maiores aventuras da aeronáutica mundial, a linha aeropostal organizada nos anos 20 e 30 entre Europa a América do Sul.

Suas viagens inspiraram livros, que figuram entre os mais populares da literatura francesa e mundial, como ``O pequeno príncipe'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;